Toscana e o que tem de melhor por lá – Dia 17 – 34 Days in Europe.

Chegou o momento de esquecer trem, avião, ônibus, compromissos, e o tudo que for relacionado com agenda e horário. Hoje pegamos um carro alugado com o objetivo de descer por uma semana da Itália até a Espanha pela costa. Sem nada agendado ou marcado, apenas deixando rolar.

De manhã cedo tomamos um bom café em nosso hotel e pegamos o carro para iniciarmos a aventura. Começamos o nosso trajeto viajando de Florença até Montevarchi. Claro que já de cara nos perdemos e nossa amiga Julie (do GPS) nos deu um caminho gigantesco pelo meio dos vinhedos. Essa é a vantagem de não ter pressa. A estrada era linda, de chão batido,  no meio das vinículas, com verdes para todos os lados. Nos perdemos e andamos andamos andamos até chegarmos em nossa primeira parada que era Montevarchi, local de outlets (o que a Toscana tem de vinhos, queijos e especiarias também tem de bons outlets. Manda mensagem que te conto os melhores 😉 ).

Depois de algumas boas horas, seguimos para nossa segunda parada na Toscana, Siena. É muito engraçado chegar de carro nessas pequenas cidades da Toscana. As ruas são super estreitas e a maioria das pessoas está a pé, conhecendo. O que parece é que em todas as ruas não é permitido carros, e você se sente um alienígena prestes a atropelar alguém. Solução: deixar o carro estacionado e caminhar. Foi o que fizemos. Como tínhamos um dia para conhecer algumas cidades da Toscana (que selecionamos antes) precisávamos ser bem específicos em cada uma. Em Siena conhecemos a Piazza del Campo e as pequenas ruelinhas em volta cheeeias de lojinhas, gelateriais, artigos típicos da região entre outros. No caminho do Duomo, paramos em uma Pizzicheria para comer um sanduíche, a Pizzicheria De Miccoli. Dois italianões com super bigodes, calças coloridas e chapéu de cozinheiro nos receberam. Pedimos um sanduíche e recebemos uma refeição (enooorme): um tacão de queijo, um tacão de pão, uma mega fatia de presunto e blaaa, molho. Mas estava O sanduíche. Recomendo! Satisfeitíssimos seguimos então em direção ao Duomo di Siena, que por sinal é muito lindo. A arquitetura é super parecida com o de Firenze.

Mais uma caminhada pelas ruas da cidade e era hora de tocar ficha e pegar estrada para nosso terceiro destino: San Gimignano, uma cidade super medieval (como a maioria na Toscana) e super pequena. Ela é cercada por muros altos em formato de castelo, e possui uma única rua cheia de lojinhas que dá na praça principal da cidade. Na praça está nada mais nada menos que o m-e-l-h-o-r gelato do mundo. O melhor do mundo! Na gelateria Dondoli. E realmente, pensando na nossa sequência de gelatos, ele era maravilhoso(tão bom quanto o de Roma).

Ficamos curtindo a cidade e a vista maravilhosa do verde da Tuscany e logo depois seguimos na estrada para nosso quarto destino: Pisa.

Muita gente nos comentou que Pisa é uma cidade que não tem muito o que fazer e conhecer senão a famosa Torre pendente di Pisa, a torre que inclinou-se em função da fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado. Bizarro o quão torta ela é. A torre fica atrás da Catedral de Pisa e hoje é o principal símbolo da cidade.

Queríamos pegar nosso próximo e último destino na Toscana ainda de dia, então vimos a torre, tiramos fotos e seguimos para Lucca. Chegamos lá e fomos direto ao nosso hotel deixar as malas. O Albergo Celide é um pequeno hotel, super novinho, uma graça e com ótima localização. Os quartos são confortáveis e, já que o hotel fica na parte de fora das “walls of Lucca”, eles disponibilizam bicicletas para os hóspedes circularem pela cidade. Não pensamos duas vezes. Pegamos as bikes e atravessamos as paredes, logo em frente ao Albergo, para explorar a charmosa Lucca. A cidade é calma, quieta, e claro, totalmente medieval. Fizemos um tour geral conhecendo todos os pontos turísticos como a Piazza Napoleone, Piazza San Michele, San Michele in Foro, Duomo di San Martino, Piazza del Mercato, etc. Como já era noite, muitos locais turísticos, assim como as lojas, já estavam fechados. Então conhecemos a cidade super rápido e o que nos restou foi… comer. Paramos em um dos restaurantes mais agitados dali (a cidade estava vazia) e ali comemos uma boa comida italiana. Para digestão, uma boa pedalada de volta para o hotel pelas ruas lindas, estreitas, calmas e secretas de Lucca.

Depois dessa rápida passada pela região da Toscana tenho certeza que ainda quero voltar para conhecer mais cidades e curtir com ainda mais tranquilidade os vinhos e outras delícias da região. Toscana amava di conoscerti!