VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VENEZA?

O fenômeno da Acqua Alta está cada vez mais frequente

Você já deve ter visto fotos de Veneza alagada e pensado que era somente uma chuva, como acontece em muitos lugares. Porém, há algum tempo autoridades italianas já estão com o radar voltado para uma das cidades mais românticas da Europa, devido as mudanças climáticas que tem afetado cada vez mais as 124 ilhotas que compõem a linda Veneza. Mas, de fato, você sabe o que está acontecendo com Veneza? O nível das marés é registrado desde 1923 e o pior caso aconteceu em 4 de novembro de 1966, com o marco de 1,94m de água. Um fator que preocupa as autoridades é que as últimas cinco maiores inundações ocorreram nos últimos 20 anos, ou seja, estão ficando mais frequentes a cada ano.

Foto: Lorianna Claudia Manzo

Em novembro de 2019 o pico máximo foi registrado em 1,87m, marcando a segunda maior “l’acqua alta” da história veneziana desde o início dos registros. Um dos pontos baixos da cidade encontra-se na praça San Marco, onde está localizada a Basílica de São Marco. Setenta centímetros de água foram registrados na zona de entrada do templo  e podem provocar danos às colunas do edifício e às placas de mármore. Isto aconteceu apenas cinco vezes desde sua construção em 828. A imagem acima, da fotógrafa Lorianna Manzo ilustra bem como os turistas foram pegos de surpresa com a rápida subida da maré, que sobe em média cem vezes por ano, especialmente na primavera e inverno quando o Mar Adriático sobe de nível. Esse fenômeno, conhecido como “Acqua alta”, é considerado quando a maré sobe 90mm além do seu normal.

Quando isso ocorre, as autoridades posicionam passarelas elevadas nas principais zonas alagadas da cidade para que os cidadãos possam se locomover com mais segurança. As portas dos estabelecimentos são seladas com barreiras, é preciso utilizar botas e macacões específicos para andar pela cidade e os barcos não conseguem circular já que o nível das águas os impossibilita de passar debaixo das pontes. Veneza está na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco e em 2019 a organização Itália Nostra entrou com pedido para que a mesma seja colocada na lista de Patrimônios da Humanidade em risco. A decorrência direta do aquecimento global, que derrete as calotas de gelo polar e coloca em risco zonas litorâneas, também contribui para o aumento da ocorrência da “acqua alta” e a elevação do nível do mar.

DESCUBRA TAMBÉM: TOP HOTÉIS DE LUXO EM VENEZA

Foto: Libreria Acqua Alta

Centenas de edifícios e monumentos estão danificados devido ao aumento do nível do mar e a situação tem piorado pela escavação dos canais para navegação, fazendo com que a água entre nos canais e aumente sua salinidade. O sal, neste caso é extremamente prejudicial aos tijolos e suportes utilizados para estabilizar os edifícios, danificando sua integridade. Os moradores por sua vez, usam estratégias para não precisarem fechar os estabelecimentos nos períodos de maré cheia. A Libreria Acqua Alta é considerada uma das mais bonitas e originais do mundo. Isso não se deve somente aos livros, mas também a decoração super caprichada. Banheiras, barcos, gôndolas e canoas inteiras são transformadas em prateleiras e estantes, dando um charme especial à livraria. A decoração também é estratégia, a livraria é um dos pontos que acaba inundando, como os livros ficam dentro das banheiras, barcos e gôndolas, acabam protegidos.

Tags : ItáliaVenza

Leave a Response

EN PT