Yosemite Park, um espetáculo da natureza

Um dos principais e mais lindos parques dos Estados Unidos

O Yosemite National Park é um dos parques nacionais mais populares da América, contando com alguns dos visuais mais incríveis, trilhas para caminhadas e ótimas oportunidades para as férias em família. Visitar o Yosemite Park, localizado no centro da Califórnia, é se deparar com um espetáculo da natureza e uma abundância de atividades para todas as estações. 

“Everybody needs beauty as well as bread, places to play in and pray in, where Nature may heal and cheer and give strength to body and soul alike,” escreveu John Muir em seu livro The Yosemite de 1912.

Photo by Jordan Pulmano on Unsplash

Sobre o Yosemite

O Yosemite National Park fica nas montanhas da Serra Nevada, na região central do estado da Califórnia. O parque foi criado em 1890 e cobre uma área de 3 081 km², sendo que quase 95% da área é classificada como deserto. O parque atrai quatro milhões de visitantes por ano, conforme a National Park Foundation. 

Principais atrativos

O Parque Nacional de Yosemite oferece uma abundância de atividades e destinos turísticos. Andar pelas suas estradas curvas no meio de montanhas e árvores é deparar-se constantemente com lindos pontos da natureza.

O The Valley é um cânion de 7 milhas de largura com incríveis formações rochosas, incluindo o famoso El Capitan, o monólito de granito mais alto do mundo e um dos principais destinos de escalada em rocha do mundo. Não existe uma surpresa tão grande como a vista do Yosemite Valley pela primeira vez. É realmente um espetáculo! Se você busca uma vista ainda mais linda (e com muito menos pessoas), caminhe a trilha de 1,9 km para o Inspiration Point, no estacionamento superior do túnel.

Duas cachoeiras se destacam no parque. Yosemite Falls é a maior cachoeira da América do Norte, com vistas de tirar o fôlego. O parque também é conhecido por suas árvores de sequoias gigantes, estimadas em mais de 3.000 anos de idade. Bridalveil Fall é outra cachoeira popular, com 189m, com águas brancas caindo sobre as rochas da Cathedral Rocks.

Half Dome é outro ponto popular no parque. Localizado a 1.459,4m acima do vale, a distinta cúpula de granito foi literalmente cortada ao meio por intemperismo, erosão e terremotos. 

Mariposa Grove é o maior bosque de sequóias de Yosemite e é o lar de mais de 500 sequóias. Dependendo da estação, principalmente no inverno, o bosque fica fechado e não é possível acessar o local das árvores gigantes.

O Glacier Point é considerado um dos visuais mais lindos que existem. A maioria das pessoas concorda que a vista da cidades e a vista deslumbrante do Yosemite Valley, incluindo Half Dome e três cachoeiras, são os mais espetaculares do parque. Washburn Point, ao sul de Glacier Point, tem vistas similares, embora as vistas de Vernal e Nevada Falls sejam um pouco melhores. A estrada para Glacier Point é normalmente aberta no final de maio ou início de junho. No inverno e inicio da primavera é complicado acessar este ponto. 

Photo by Aniket Deole on Unsplash

Outro ponto lindo para ter um visual por inteiro do parque é o Tunnel View, oferecendo uma vista deslumbrante do Vale de Yosemite e de várias de suas atrações – El Capitan, Half Dome e a cachoeira Bridalveil Fall.

Leia Também:

Os melhores safaris da África

Conheça o Grand Canyon

Fauna & Flora

Conforme o Wikipedia, das sete mil espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se no Yosemite. Além disso, o parque conta com a presença de mais de 160 plantas raras.

yosemite park

Já em relação a vida animal, o parque é como um zoológico da natureza, com espaço suficiente para mais de 300 espécies de mamíferos e aves. Alguns desses animais incluem os American Black Bear (a regra é clara: se você ver um urso no parque, dê espaço ao urso), Ovelhas, Cervos, Coiotes e Linces. Além de uma variedade de pássaros. 

Atividades para toda família

Uma infinidade de trilhas estão disponíveis no parque, das mais fáceis as mais difíceis. Com certeza esta a melhor forma de você explorar o Yosemite é fazendo um hiking. Veja todas opções de trilhas aqui. Também é possível explorar uma parte do parque de bicicleta, que estão disponíveis para aluguel durante o verão nos principais pontos do parque.

Outra opção é fazer rafting no Merced River em duas localidades diferentes: no Yosemite Valley e na parte de fora do parque, entre Redbud e Lake Briceburg.

Você ainda pode andar de cavalo, pescar, jogar golfe, fazer escaladas e ziplines. No inverno, em função da neve, algumas atividades especiais são montadas, inclusive pistas de esqui. É atividade que não acaba por lá!

Onde comer

No parque encontram-se uma variedade de restaurantes, dos mais clássicos, aos mais casuais. Os hotéis dentro do parque oferecem opções mais formais, como o Dining Room do Majestic Yosemite Hotel, o Mountain Room no Yosemite Valley Lodge ou o Dining Room at the Big Trees Lodge. 

Além disso, as vilas contam com restaurantes mais informais, com mesas ao ar livre ou opções grab&go (estilo praça de alimentação de estação de esqui). Opções incluem o Pizza Deck e The Loft at Degnan’s. Ou os áreas de alimentação do Half Dome e Yosemite Villages. Importante: os restaurantes fecham super cedo e poucos aceitam reservas. Vá preparado.

Uma sugestão é curtir as áreas de piquenique próximos aos riachos e gramados. Você pode comprar comidas nestes mercados dentro do parque, mas o ideal é já vir preparado com sua sacola de comidas, feitas em mercados maiores e com mais opções. Lembre-se: nos Estados Unidos você não pode consumir bebida alcoólica na rua. E não esqueça de deixar suas comidas bem guardadas, os ursos aparecem para pegar comida (inclusive dentro dos carros) e você não quer ter nenhum perigo durante o passeio.

Onde ficar

Se você quiser explorar com tempo o Yosemite Park, a sugestão é dormir 01 noite no parque e dividir dois dias inteiros em atividades e passeios. Você pode optar por dormir dentro do parque ou nos hotéis ao redor. Nossa sugestão é o Tenaya Lodge, a 2 miles da entrada do parque, mas que fica também dentro de uma floresta. O hotel conta com diferentes acomodações para toda família e diversas atividades – saiba mais aqui em nosso site.

O The Majestic Yosemite Hotel fica no coração do parque, com uma vista deslumbrante do Yosemite, considerado um dos melhores hotéis de lá. O hotel é grandioso e clássico  – e um ponto turístico dentro do parque, por isso sempre movimentado.

Evergreen Lodge, situado do lado de fora do Parque Nacional do Yosemite, tem sido um dos favorito entre os freqüentadores do parque por quase um século. Isso porque a pousada histórica, com suas 88 cabanas iluminadas de forma aconchegante e cenário idílico em meio a um emaranhado de pinheiros imponentes, é a experiência típica da pousada.

Como chegar

A opção mais fácil é alugar um carro. O melhor trajeto para fazer é a partir de San Francisco, dirigindo por 170 miles até a entrada do parque. Mas, você também pode ir utilizando o transporte público. Um pouco mais complexo e demorado, mas também possível. De San Francisco você pode pegar um trem de 2h30 até Merced e depois um ônibus até o Yosemite Park. Dentro do parque, você pode utilizar o Yosemite Shuttle, sistema de transporte gratuito do parque, para se locomover entre uma atração e outra.

Photo by Grant Porter on Unsplash

Antes de você ir

É importante definir o que você quer ver para entender a época ideal para ir. No início da primavera as cachoeiras estão cheias de água, em função do gelo que está derretendo. Já na estação seca, várias desaparecem. No verão é muito quente e cheio, mas o período perfeito para quem quer fazer escaladas, backpacking e hiking. Já no  inverno as estradas e algumas atrações fecham em função da neve, mas novas atividades surgem, como a pista de esqui. Por isso, pesquise as possibilidades antes de comprar a sua viagem.

Se você pretende dormir no parque ou arredores, reserve seu hotel com antecedência. As opções não são muitas e os preços aumentam rapidamente.Principalmente se seu sonho é acampar – o camping de lá exige reservas.

Priorize o que você quer ver e fazer, ainda mais se não tiver muito tempo no parque. Existem cinco áreas distintas dentro do parque e cada um oferece algo único. Além de 11 trilhas diferentes, apenas dentro do Yosemite Valley. Lembre-se, em um parque do tamanho de Rhode Island, os tempos de viagem entre essas áreas podem às vezes prejudicar suas programações.

Fuja dos horários de pico, principalmente no verão. Se conseguir fugir dos finais de semana, melhor ainda.

 Se você for de carro para o Yosemite, lembre-se de abastecer antes de chegar no parque. Os caminhos dentro do parque são longos e não existe posto de gasolina. 

A taxa para entrada no parque é cobrada por veículo e tem validade de 7 dias.

A elevação no Yosemite varia, mas as partes mais altas podem chegar até 10.000 pés. Isso é alto o suficiente para causar mal estar em indivíduos muito sensíveis a altitude. Viaje preparado. 

 

Leave a Response

EN PT