Destinos perfeitos para viajar grávida e eternizar sua última babymoon

As dicas e experiências de Lala Rebelo vão te ajudar a escolher a próxima viagem

De acordo com Lala Rebelo, não existe “destino ideal” para grávida viajarem,  mas é importante evitar lugares muito remotos, principalmente longe de hospitais. E é primordial evitar lugares com muito mosquito e mais casos de Zika, Malária e outras doenças de risco para gestantes. Já no último trimestre da gravidez, por não ser nada confortável viajar com o barrigão, é aconselhável evitar lugares muito distantes, que exigem muitas horas seguidas de voo para chegar.

Outro ponto importante são os lugares com muita altitude, como Machu Picchu no Peru e o Deserto do Atacama no Chile. Muitos médicos dizem não haver contraindicação viajar para altas altitudes durante a gravidez, caso você esteja em uma fase tranquila da gestação (no segundo trimestre, por exemplo). E também é recomendável evitar voos em aeronaves muito pequenas, sem pressurização da cabine, para não faltar oxigênio. Como a vontade de fazer xixi é muito mais frequente, considere destinos e atividades com banheiros. Como o cansaço durante a gravidez é muito maior, caso você não seja uma atleta, evite destinos com muitas trilhas e que exijam muito esforço físico.

Confira as experiências de viagem de Lala Rebelo durante a sua gestação:

Praia do Forte – Bahia | 11 semanas (quase 3 meses)

Destino incrível para descansar e curtir a praia. Como ainda não tinha feito o exame morfológico, que mostra que o bebê está mesmo saudável (para aquela fase da gestação), é inevitável ficar um pouquinho tensa (até porque eu já perdi um bebê antes, mas por conta de problemas genéticos e não de “viagens” ou “abusos”). E essa viagem teve até show da Ivete em comemoração ao aniversário do Tivoli Ecoresort, foi perfeita para relaxar e pensar em coisas boas. Aliás, Ivete também já estava grávida e ainda não tinha contado pra ninguém.

grávida pode viajar de avião - viagem para bahia praia do forteTivoli Ecoresort Praia do Forte: com 3 meses de gravidez, mas ainda sem barriga

ivete gravida gemeas showShow da Ivete já grávida das gêmeas| foto: Philipe Monção

VEJA TAMBÉM:

Dicas para gestantes que querem viajar de avião.

Ilhas Fiji | 16 semanas (4 meses)

Uma viagem de quase 30 horas para chegar, em voos e conexões e mais um hidroavião. E alguns trechos de barco, mas com uma estadia tranquila, em um resort lindo com muita infraestrutura, o Likuliku Lagoon Resort.

grávida pode viajar de avião - viagem para fijiNo Likuliku Lagoon Resort, Fiji, com 4 meses de gravidez

Nova Zelândia | 17-18 semanas (4 meses e meio)

Uma viagem com muitas horas de voo – cerca de 13h cada trecho – na qual percorremos quase todo o país de carro (Ilha Norte e Ilha Sul). Alugamos um carro bastante confortável e fomos muito moderados nas atividades que fizemos. Foi incrível!

“A #babymoon mais linda”

grávida pode viajar de avião - viagem para nova zelandiaNova Zelândia, com 4 meses e meio de gravidez

aluguel de carro nova zelandiaRoad trip na Nova Zelândia

Ilhabela | 21 semanas (5 meses e meio)

Pertinho de São Paulo, poucas horas de carro e mais um trecho de balsa. Há prioridade na fila da balsa para gestantes, e isso é muito bom, pois ela pode demorar horas. Apesar dos mosquitos de Ilhabela, eles são apenas “borrachudos”, não se assuste. Destino incrível para descansar, mas não envolveu voo.

ilhabela casamento vestido gravida

Fim de semana em Ilhabela para casamento de amigos e dias de muito descanso na praia. Barriga crescendo!

Veleiro em Paraty | 22 semanas (5 meses e meio)

Também não envolveu voo, mas foi uma certa “loucurinha” fazer isso grávida. Já que dormir em barco costuma enjoar mesmo não estando grávida. Como Paraty não é um lugar remoto, achei interessante fazer esse passeio mesmo velejando para ilhas mais distantes.

grávida pode viajar de barco - viagem para paraty - veleiroViagem de veleiro por Paraty, com 5 meses e meio de gravidez

Panamá | 23 semanas (quase 6 meses)

Mal chegamos do veleiro em Paraty e já embarcamos para a Cidade do Panamá (nosso antigo lar). A viagem de 7 horas para ir e 7 horas para voltar foi cansativa, mas passei super bem.

viagem de aviao gravida panamaCom o bebê no Panamá

Cuiabá para casamento de amigos | 24 semanas (6 meses)

2h de voo nesse período da gravidez ainda é muito tranquilo. Não senti tanta diferença por estar grávida, foi ótimo. E pude curtir muito a festa!

casamento gravida roupa madrinhaEm Cuiabá com 6 meses, para o casamento de amigos queridos.

Maceió – Alagoas | 30-31 semanas (7 meses e meio)

Não poderíamos deixar de passar nosso último Réveillon em um lugar especial antes do baby nascer. O voo com o barrigão foi super tranquilo, tanto na ida como na volta. E o roteiro foi perfeito. Alugamos um carro em Maceió e passeamos por São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel. Claro que para a festa da virada, optamos por uma programação bem light, no próprio Hotel Gungaporanga. Aliás, a piscina desse hotel é uma delícia. Incrível nadar e boiar com a barriga gigante!

grávida pode viajar de avião - viagem para alagoasSão Miguel dos Milagres – Alagoas, com mais de 7 meses de gravidez

Cuiabá para outro casamento de amigos | 34 semanas (8 meses)

Para esse voo, tive que esperar até o último dia para decidir se ia ou não. Fiz uma consulta na véspera, para ter certeza de que estava tudo bem para viajar de avião nessa fase da gravidez. O atestado médico tem que ser bem preciso, indicando idade gestacional, seu estado de saúde, qual será o trecho e tudo mais. Fui de Azul e voltei de LATAM, as duas companhias em que julguei serem menos rígidas, de acordo com as regras disponíveis no site, para o embarque de gestante. Ambas, com 34 semanas (8 meses), exigem apenas o atestado médico. Ocorreu tudo muito bem, mas é cansativo pois é muito desconfortável. De qualquer maneira, fiquei muito muito feliz por estar com saúde para conseguir participar desse momento tão especial, com amigos queridos.

grávida pode viajar de avião - cuiabaÚltima viagem grávida – Cuiabá, com 8 meses de gestação para casamento de amigos

Dicas para as mamães:

Respeite seu corpo, seu tempo e seu bebê. Se estiver cansada, durma. Viaje com a mente tranquila, disposta a faltar alguma atividade caso sinta necessidade. Não se cobre. Está indisposta para sair para jantar? Que mal tem pedir um room service? Esse tipo de atitude é essencial para conseguir viajar bem.  Você e seu bebê estando saudável e seu médico de acordo com a viagem, a dica é: viaje! Faz muito bem para o corpo e mente. Sem falar que as fotos ficarão ainda mais lindas e especiais com o barrigão aparecendo.

grávida pode viajar de aviãoMuito muito felizes na nossa #Babymoon na Nova Zelândia, esperando Vinicius chegar.

Leave a Response