SP-Arte 2019: tudo o que você precisa saber

Confira a programação do evento que traz importantes nomes da arte para a cidade e movimenta o mercado.

Durante 4 dias (4 a 7 de abril), a ideia é conectar artistas, obras, galeristas, museus e quem ama a arte. Nesse período, a frenética São Paulo é invadida por nomes do mundo inteiro e expositores que buscam fazer negócios. Sim! Embora o festival seja também aberto ao público em geral, é para o para o mercado da arte que o evento é direcionado. 

Nos dias de evento, a arte e o design ocupam lugar central em debates e criações, que se estendem por toda cidade de São Paulo, num evento que promove um verdadeiro intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias, obras e admiradores das artes. De designers independentes às renomadas marcas Sollos e Louis Vuitton, tais galerias reunirão, inclusive, móveis assinados por Oscar Niemeyer, que também projetou o prédio que recebe o festival.

Em 2019, o SP-Arte está batendo um recorde: terá a presença de 2 mil artistas e 174 expositores internacionais. As personalidades mais influentes, como diretores e curadores de museus e exposições prestigiadas da Europa, estão entre esses nomes.


Teresa Nazar, “Foguete”, 1966. A obra integra a individual da artista na Galeria Berenice Arvani (Foto: Fernando Silveira/Faap)

Uma rica programação cultural acontece durante o Festival Internacional de Arte de São Paulo, que extrapola os muros do Pavilhão da Bienal e se espalha pela cidade. Aberturas de exposições, visitas a ateliês, conversas sobre arte, entre outras experiências imperdíveis aproximam o público de importantes profissionais da cena contemporânea. 

A programação da SP-Arte também inclui um ciclo gratuito de debates sobre colecionismo de arte contemporânea. Todos eles ocorrerão no auditório do MAM-SP, que fica ao lado do Pavilhão da Bienal, dentro do Parque do Ibirapuera.

Chamada Talks, a seção contará com a participação de colecionadores e diferentes especialistas, como Hélio Menezes e Lilia Schwarcz, do time curatorial da mostra Histórias afro-atlânticas, um dos destaques do Masp no ano passado. Diane Lime, do Valongo Festival de Imagem, é outra especialista confirmada. Experiências também poderão ser compartilhadas na iniciativa Meet the Artists, nova categoria de encontros entre autores para compreensão dos processos criativos das obras.

Muitas dessas exposições serão lançadas no evento, mas continuam ao longo dos meses. Por exemplo, o mestre da arquitetura estará com uma mostra incrível até o mês de maio, chamada “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação”, a exposição coletiva fica no Instituto Tomie Ohtake.

***A programação completa está aqui.

Arte Noturna

Imagem: divulgação.

Ocupar a cidade com arte. Essa é a intenção da quarta edição do Gallery Night, programação integrante da SP-Arte 2019. Nos dias 1º e 2 de abril, galerias da Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Jardins e Vila Nova Conceição funcionam em horário alternativo e recebem o público para exposições, visitas guiadas, performances e festas! A programação gratuita integra a Semana SP-Arte, paralelamente às atividades que ocorrem dentro do Pavilhão da Bienal durante a Feira.

Veja também:
Arte em Miami nos Estados Unidos

Arte & Gastronomia

Espaços com uma saborosa e variada seleção de comidas e bebidas estão disponíveis na SP-Arte. Nos dias de evento, fica à disposição dos visitantes uma lista de sabores que se espalham por lounges, cafés e restaurantes no Pavilhão. A organização preparou ainda um guia super bacana com os melhores restaurantes da cidade!

Marcas e ativações

Entre as ativações programadas, algumas companhias aéreas estarão marcando presença no festival, afinal viagens e arte estão diretamente relacionadas. A Swiss International Airlines e Switzerland Tourism promovem uma experiência especial que remete, claro, à arte na Suíça. Visitantes da feira poderão acessar uma lounge inspirada nas salas Vip da companhia nos aeroportos de todo o mundo, onde terão um gostinho da culinária e arte na Suíça – dois dos atributos que fazem uma visita ao país valer a pena.

Uma das inspirações, o Antiken museum na Suíça. Imagem: Internet.

Diga-se de passagem, a Suíça respira arte! Só Basel e Zurique, por exemplo, reúnem mais de 80 museus, inúmeras galerias e espaços de arte independentes. Basel é conhecida pela feira de arte “Art Basel” e pelos museus Beyeler e Schaulager. Já em Zurique, as atrações principais são o Museu de Arte (Kunstmuseum), o Centro Le Corbusier e o cultuado restaurante Kronenhalle onde é possível apreciar deliciosas refeições em frente a obras de Miró ou Chagall. A região de St. Moritz, localizada no lado sul dos Alpes Suíços, também merece atenção e vem se destacando no cenário artístico internacional com galerias renomadas, eventos de arte, além de uma rota de arte que passa pelo vale inteiro do “Engadin”, visitando galerias, o novo Muzeum em Susch (da polaca Grazyna Kulczyk)  e finalizando no impressionante castelo Tarasp da Fundação Not Vital.

A feira também será uma oportunidade de promover o recém-lançado programa Stopover Switzerland, que incentiva passageiros com uma conexão na Suíça a estenderem esta parada, aproveitando para conhecer tudo de melhor que o país tem a oferecer. A campanha enaltece as belas paisagens do território suíço com pacotes que combinam estadia com a excelente qualidade do transporte público possibilitando momentos inesquecíveis nas visitas a cidades históricas, a centros urbanos e multiculturais e às românticas e belas paisagens características da Suíça.

Passagem com desconto

Os visitantes da SP-Arte terão acesso a um desconto de até 10% oferecido pela Gol Linhas Aéreas. Para aproveitar a condição especial, entre em contato com a empresa e informe que você pertence ao grupo SP ARTE (grupoparticular@voegol.com.br). A promoção é válida apenas para trechos operados diretamente pela Gol, em territórios brasileiro e latino-americano.

Vivo e as visitas guiadas

A empresa de telecomunicações vai oferecer visitas guiadas na SP-Arte, elas são gratuitas e oferecem aos visitantes uma navegação especial em meio à profusão de obras, artistas e histórias reunidas durante o Festival. Somente na edição passada, mais de mil pessoas participaram das visitas pelo Pavilhão ao longo do evento.

Nesta 15ª SP-Arte, os roteiros temáticos são preparados e conduzidos por profissionais de diversas campos da cultura, promovendo encontros e novos pontos de vista sobre a arte através destes percursos. As visitas terão partidas a cada 30 minutos, iniciando-se sempre às 14h até às 18h30. No domingo, as visitas seguem das 13h às 17h30. Os interessados deverão se inscrever presencialmente no Balcão de visitas guiadas, no segundo piso.

Serviço da 15ª edição da SP-Arte: 

Imagem: Internet.

Quando? 3 a 7 de abril de 2019

Horários
Quarta (3 de abril): Preview para convidados
Quinta a sábado (4 a 6 de abril) : 13h–21h
Domingo (7 de abril): 11h–19h

Localização
Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo, Brasil.

Entrada
Geral: R$ 50,00 / Meia promocional*: R$ 20,00

Leave a Response

EN PT