A febre dos bares especializados em Noodles

Conheça onde estão os melhores no estilo noodle bar.

Por conta da forte influência da cultura asiática em diferentes localidades, inúmeros elementos foram sendo incorporados a gastronomia local. Todo grande centro tem excelentes opções de restaurantes que servem sushi, por exemplo. Toda metrópole tem um cantinho com comida chinesa e assim por diante. Nos últimos anos, empreendedores e chefs têm buscado elementos originais de variadas culturas para que possam desenvolver negócios autênticos. Em São Paulo (e mundialmente), os Izakayas, bares orientais em que o cardápio vai além das peças conhecidas de sushi/sashimi, viraram febre. Um outro tipo está também surfando essa onda: o estilo noodle bar

Para os chineses, o macarrão mergulhado em sopa chama-se Lámen. Para os japoneses, é o Rámen. Basicamente, a “sopa” é um caldo super aromático, bem temperado, acompanhado de macarrão.  O caldo de rámen básico é feito de carne de porco, frango, frutos do mar ou legumes que são cozidos por horas e seu sabor é reforçado com molho de soja, missô (soja fermentada), sal e outros ingredientes (ovos, carnes, brotos de bambu, algas e vegetais variados são acrescentados). 

Esse tipo de comida tornou-se popular em especial após a Segunda Guerra Mundial, produzido na grande maioria das vezes com farinha de trigo (apesar da farinha de arroz ser também muito usada), ingressou também na indústria em longa escala: com os famosos macarrões instantâneos, “miojo” e “Cup Noodles”. Embora o que estejamos falando por aqui em nada se assemelha a esse tipo. Nada, nadinha mesmo…

Os queridinhos em NYC

O Totto Ramen está sempre nas listas dos mais badalados. Não espere nada de extravagante nesta minúscula loja de rámen, exceto pelo prato, que sim, é uma extravagância de sabores. A decoração do lugar é minimalista e por lá o cheiro dos ingredientes mais frescos invade o pequeno lugar. Espere uma longa espera em qualquer um dos três restaurantes em Nova York, mas confie, a espera vale a pena para os deliciosos Char Siu Pork Bun, o Kimchee, e o Paitan Ramen de frango. A opção vegetariana é considerada uma das melhores da cidade. 

Outro no estilo noodle bar é o Ippudo. Ele foi fundado em 1985 no Japão, e, atualmente, é um fenômeno mundial com restaurantes em mais de 10 países. Existem três em Nova York sempre com uma espera por mesa. Eles servem o famoso ramen de tonkotsu (baseado em carne de porco). Peça o especial da casa – Akamaru Modern, um delicioso caldo coberto com a pasta de missô secreta “Umami Dama” do Ippudo.

O prestigiado chef David Chang do  Momofuku. Imagem: Internet,

Como NYC é realmente a capital do mundo, é claro que são diversas opções. Outro que merece entrar na sua lista é o Momofuku Noodle Bar. Mais luxuoso, fundado pelo chef e celebridade David Chang, é perfeito para um janta/encontro a noite ou um passeio em família. Você terá que fazer uma reserva com semanas de antecedência. Destaque para o Ramen de Porco e Spicy Hozon Ramen (cebolinha, grão de bico, baby bok choy).

Photo by Joy Asico.

Mais recente, o Mi Noodle Bar tem feito um sucesso tremendo na Big Apple. O restaurante é uma fusão de Thai com comida oriental, o Khao Soi com frango é um dos mais pedidos. O Mi ganhou popularidade também por participar de um desafio, que se você conseguir terminar o prato rapidamente, você recebe 100 dólares em crédito, o nome numa parede da “fama” e free aperitivos  toda vez que você comer no restaurante.

Em São Paulo

Um dos pratos do Tan Tan Noodle Bar em São Paulo. Imagem: Internet.

A cidade no Brasil que mais recebeu descendentes de asiáticos preserva muito dessa cultura em diversos elementos. No quesito restaurantes, é a primeira cidade a estar sempre lançando novidades. Tanto é verdade que, há mais de um endereço para você provar algum lámen/rámen, bem na pegada “confort food“, que alimenta o corpo e a alma, agradando a todos. Virou febre! Fora do eixo em que geralmente as comidas asiáticas são servidas, alguns restaurantes da cidade têm longas filas de espera.

O Tan Tan Noodle Bar lidera como o melhor.  Ele segue a linha dos populares bares nova-iorquinos, diferente dos rámen-ya japoneses, que servem só os pratos, a ideia é ter também drinks. Muitos são atraídos pelo preço, o perfil desses restaurantes, embora ofereçam comidas excelentes, abriga uma faixa de preços considerada média. Durante alguns meses, o restaurante passou por uma grande reforma. O salão foi integrado a cozinha que agora fica à mostra, o cardápio recebeu mais opções, bem como os drinks, que foram 100% renovados.

Imagem: Thaina Rossati.

Em São Paulo, a maioria dos pratos principais sai por R$ 45,00 em média. Antigamente, faltava massa de qualidade na cidade, a matéria-prima do lámen, mas com a popularização desse tipo de comida, as próprias marcas nacionais melhoraram os seus produtos. Além disso, muito ingredientes chegam por meio de importação diretamente da Ásia. Faça reserva, porque como já dissemos, filas são formadas diariamente.

Onde fica? Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros. 

Veja também:
Os melhores restaurantes de 2019
O melhor da gastronomia em Cingapura 

Portugal também se rendeu ao sabor asiático

Na Europa toda é também febre. Uma rede conhecida tem 49 restaurantes na Espanha e recentemente inaugurou o o número 50 em Lisboa. O Udon é um restaurante tem uma mesa que é compartilhada entre os visitantes, com uma bela cerejeira no topo, mais mesas para quatro pessoas, cozinha aberta, num estilo mais intimista.

No menu, yakisoba com uma massa fina, e o yaki udon, de massa mais grossa, feita com farinha, água e sal, com cogumelos shitake ou salteados com especiarias asiáticas. Em todos os pratos são utilizados legumes de produtores locais – na carta, está assinalado quais os pratos com ovos de galinhas criadas ao ar livre e com frango de campos.

Onde fica? Avenida Duque de Ávila, 46A (Saldanha).

O sucesso na Austrália

Imagem: Internet.

Sidney também como badalada cidade e que recebe turistas provenientes do mundo inteiro, oferece infinitas opções gastronômicas. Por isso, não seria diferente. Os noodle bars ganharam um lugarzinho especial por lá. Nossa dica é o Ryo’s Noodles (aliás, há outras “filiais” espalhadas pelo país). 

Ao olhar pelo lado de fora, você não vai dar muito pelo lugar, que parece muito só um pequeno shopfront, quando entrar, vai ver cortinas de pano e símbolos japoneses espalhados pela parede. Mas é no menu que está reservada a surpresa… há dez tipos de rámen para escolher, todos deliciosos, mas sugerimos o Tonkotsu Soy. O coração deste prato é o caldo, que tem um sabor diferente, mas não muito salgado, apesar da adição de tempero de soja. Além disso, ele leva o gosto da carne de porco assada, não muito pesado, na medida certa. O ovo é macio, o porco assado derrete na boca e o macarrão é numa textura mais firme. Salivou? Nós também! S2

Hudson Yards inagura em NYC
11 coisas para fazer em NYC nessa temporada

Leave a Response

EN PT