Travel Crush: Comporta, em Portugal

A região que está na moda em Portugal

Portugal é imenso, não só pelo tamanho do seu território, mas também pelos ótimos atrativos que estão à disposição de quem o visita em suas diferentes regiões. Uma das regiões que tem chamado a atenção ultimamente é Comporta, um destino cheio de charme, muito descontraído, com praias lindas, restaurantes que se destacam e hotéis modernos e confortáveis. Comporta, em Portugal, é o nosso Travel Crush da semana! 

Ao longo de 60 quilômetros de costa, em torno de 1h de distância de Lisboa, fica a praia de Comporta, no centro-sul português, que entrou recentemente na rota dos turistas mais antenados. A Herdade da Comporta corresponde a uma área de mais de 12 mil hectares, incluindo sete vilarejos diferentes: Pego, Carvalhal, Brejos, Torre, Possanco, Carrasqueira e Comporta. Nas proximidades também encontramos Tróia, Melides, entre outras. As regiões mais conhecidas da costa são a do Carvalhal, a do Prego e a de Comporta.

Foto: Oh Well/ Divulgação

A área é bem cuidada, não só porque grande parte dela é uma reserva natural altamente protegida, mas porque é propriedade e administrada pelo Espírito Santo, o principal grupo bancário do país. . Estes dois fatores mantiveram esta fatia do Alentejo surpreendentemente preservada e intocada.

Há quem compare a região com Ibiza, St Tropez ou Punta del Este. Independente qual estilo ela se parece, pode se dizer que é um destino único que merece uma visita. Em Comporta você encontra várias praias com pequenos bares e restaurantes, lugares ótimos para passar um dia sem pressa. Mas para quem não quer curtir apenas a praia, por lá está um dos melhores campos de golfe da Europa, com vista para o oceano e para a Serra da Arrábida. Se gosta de cavalgar, lá também é o lugar certo. Você pode fazer o passeio de cavalo pela areia, através do projeto “Cavalos na Areia”. Mas ainda, se seu negócio é mesmo surf, pode fazer algumas aulinhas na Carvalhal Surf School.

Veja também:
10 ilhas da Croácia que você precisa conhecer.
As praias mais lindas da Itália.

Onde ir

Praias

Entre as várias praias, a Praia do Pego é a melhor escolha! A praia é ótima para passar o dia e conta com um bar incrível.  As praias da Comporta e Carvalhal também valem muito uma visita. Todas elas têm estacionamento, aluguel de quiosques, com cama, cadeira e guarda-sol. Além de ótimos bares e restaurantes. O mar de Comporta é lindo (comparado muitas vezes ao mar do Caribe), com tons incríveis de azul, porém, bem frio.

Porto Palafítico da Carrasqueira 

Um antigo porto de pescadores que é lindo para ver o pôr do sol. A arquitetura popular à beira-mar foi feita entre as décadas de 50 e 60 e é a única da Europa que foi construída em estacadas de madeira irregular.

Mercearia Gomes

Um mercadinho que vende tudo o que se possa imaginar. Lá é possível encontrar diversas especiarias do  mundo como caviar russo,  flor de sal, temperos vindos de diversos lugares do mundo, entre outros produtos. Durante o verão, você pode adquirir peixes frescos e outras especialidades da região, como pato.

Adega na Herdade da Comporta 

O lugar para quem curte vinho – e mais! Você consegue visualizar de perto a produção dos rótulos nos barris e conhece como é feita a produção dos alcoólicos. Durante a experiência, é possível acompanhar a chegada das uvas à adega, em caixas de 20kg, em que são extraídas as melhores e cuidadosamente são esmagadas para gerar um bom produto. Logo após, dá para ter uma noção do restante do processo, feito em máquinas e também nos carvalhos. A sala dos barris também é uma super atração.

Rice

Rice é a casa e estilo de vida da designer de interiores Marta Mantero, residente em Lisboa e Grândola. Mais parecido com um showroom, o espaço apresenta móveis sofisticados e elegantes, peças de arte e decoração adequadas para casas à beira-mar ou cosmopolitas. O estilo das peças é chique e descontraído. Os designs únicos com olhar de artesão, feitos com materiais naturais, mantêm uma vibração costeira nos produtos. Vale conhecer!

Lavanda Concept Store

Essa é uma loja de multimarcas bacanérrima, que segue o estilo da Herdade da Comporta em seu ambiente. A Lavanda tem diversas peças à venda, como roupas femininas e masculinas, todas com um toque mais boêmio, mas também tem lindos objetos de decoração para a casa.

Onde se hospedar

Sublime Comporta

O Sublime Comporta está rodeado por pinheiros, lagoas e mais de 60 quilômetros de praias da costa Atlântica. O hotel conta com uma decoração contemporânea, com elementos que homenageiam Portugal, no seus 23 quartos e suítes, além de vilas com piscinas privativas. O hotel que começou como a casa de férias do dono, foi inaugurado em 2016, e desde então, teve sua estrutura ampliada, totalizando uma propriedade tem 17 hectares. Como a propriedade é grande, as vilas ficam bem espalhadas e variam de 2 a 5 quartos. Já as suítes ficam no prédio principal, onde encontra-se o spa. No Sublime Spa, os procedimentos são realizados com ingredientes da região, plantas colhidas diariamente na horta orgânica própria e óleos naturais. Já a experiência gastronômica tem destaque no restaurante Sem Porta, que privilegia os sabores da tradicional culinária local. Ao todo são 7 mil metros quadrados de área comum, com piscina,  lareira externa, jardim biológico com mais de 300 espécies de plantas, pomar e mais. Uma experiência única.

Campo de Arroz

Alguns frequentadores de Comporta dizem que a melhor maneira de vivenciar a região é alugando uma casa. E este, um projeto familiar que acomoda 10 pessoas, aproveita ao máximo suas vistas sobre os campos de arroz que mudam de alagados para verdes luminosos conforme as estações do ano. Do quarto principal despojado, que tem piso de concreto, escadas de madeira e abajures de fibra de palmeira, há uma vista do nascer do sol sobre os campos lindíssima. Do lado de fora há uma enorme churrasqueira com uma mesa protegida por pérgula e uma piscina. Tudo coberto por uma densa floresta repleta de pinheiros, mas igual, muito perto da praia.

Quinta da Comporta

O mais novo hotel da região, com foco no bem-estar e no contato com a natureza. O boutique hotel criado pelo arquiteto-designer português Miguel Câncio Martins conta com prédios brancos em forma de celeiro – muitos deles antigos depósitos de grãos – com vista para os arrozais e a piscina. Seus interiores combinam com a paisagem e são propositalmente neutros, dominados por enormes vigas e complementadas com abajures balineses baixos e amarrados por corda que preenchem os espaços de altura dupla. Os quartos têm uma sensação de casa de praia, com tapetes de vime, mais daqueles abajures e muita madeira. O Alentejo rústico de Portugal pode parecer uma área improvável para um spa completo, mas este aqui tem planos ambiciosos de usar o arroz da mesma forma que a marca francesa Caudalie fez com as uvas. O ingrediente é infundido em tratamentos e o hotel está criando seus próprios produtos, enriquecidos com óleo de farelo de arroz, que é muito bom para a pele e os cabelos. O menu do restaurante também dá destaque para os grãos, tudo sabores e criativo. E uma horta orgânica em breve adicionará à colheita da cozinha. Uma experiência única em Comporta.

Casas na Areia

As Casas na Areia homenageiam as raízes da Comporta com quatro casas de aluguel de junco e telhados de colmo , com uma sala de estar com piso de areia e uma piscina minimalista. O local era uma casa de férias da família, depois virou uma opção para receber amigos e hoje, um destino para aluguel. Para você se sentir literalmente com os pés na areia em suas férias.

Onde comer

Comporta Café

O badalado Comporta Café fica na beira da praia de Comporta e conta com infra completa com direito não apenas a guarda-sóis de palha, como a estruturas de madeira com cama dupla, espreguiçadeiras, rede e serviço de praia exclusivo.  O menu é cheio de delícias deixar o dia na praia mais completo: wraps, quiches, vinhos, cerveja e drinks circulam pela areia. O restaurante tem clima de lounge e conta com uma comida muito boa – a sugestão é provar o arroz negro com amêijoas, camarões e lulas.

Sal Comporta

Sal

Localizado na Praia do Pego, este é outro badalado restaurante (que já foi eleito em 2015 o melhor bar de praia do mundo pelos leitores da Condé Nast Traveler). O Sal oferece um dos melhores peixes frescos  e outros típicos sabores locais e nacionais.

Ilha do Arroz

Um restaurante rústico e descontraído, nas dunas da Praia da Comporta, com vista para a Arrábida e para uma longa extensão de praia. Fica a 30 metros da água e é um local para comer, beber e ouvir boa música.

Sublime Comporta Beach Club

O Sublime Comporta fez o caminho até à praia e abriu um restaurante no areal da Praia do Carvalhal (apenas a 10 minutos do hotel). A vibe é a de uma cabana de praia moderna. O menu é da autoria de Hélio Gonçalves, também responsável pela cozinha do hotel. Por lá você encontra pratos clássicos como amêijoas à Bulhão Pato, chipirones fritos, peixinhos da horta e sopas de marisco e claro, o peixe grelhado. Além do restaurante tem o bar de praia, com cocktails, e uma área de praia com espreguiçadeiras e um bar.

O Dinis Bar dos Pescadores

Propriedade de um pescador, é o melhor local para a pescado dia, grelhada, com limão. O peixe aqui (especialmente o robalo), é muito bom. O local pode ser um pouco agitado, mas é onde os surfistas, windsurfistas e kitesurfistas se aglomeram na lata temporada. 

Dona Bia

No caminho entre a Comporta e o Carvalhal, na estrada que liga as duas localidades e as respectivas praias, está o popular Dona Bia.  O restaurante simples e acolhedor aposta na cozinha tradicional, com especialidades como o peixe grelhado no carvão.

Museu do Arroz

Situado na Herdade da Comporta, este edifício funcionou como fábrica de descasque de arroz e foi reabilitado em 2006 para turismo. No restaurante, o arroz é a especialidade, claro. O local dispõe igualmente de uma grande variedade de peixe bem fresco, a carne tenra e saborosa, entradas e sobremesas típicas da região.

Cavalariça

Um antigo alojamento de cavalos que hoje é um restaurante muito descontraído e bacana em Comporta. Com um cardápio moderno, os chefs resgatam a biodiversidade da região e oferecem menus sazonais com os melhores ingredientes do momento.

Restaurante Quinta da Comporta

Este restaurante localizado dentro do Hotel Quinta da Comporta fica no meio dos campos de arrozes, onde o chef João Sousa prepara um cardápio com pratos sazonais, para poder utilizar o que a região da Comporta possa oferecer de melhor. A experiência sensorial é bastante valorizada para que os sabores originais sejam traduzidos e respeitados ao máximo.

Sem Porta

O restaurante localizado dentro do Sublime Hotel é um dos mais requintados e bacanas da região para um jantar especial. O Sem Porta tem uma arquitetura parecida como uma cabana em meio à mata (como o ambiente do hotel) e no cardápio você encontra produtos alentejanos, com pequenos produtores locais, ingredientes frescos que respeitam sua origem e seu tempo e, por isso, as sugestões são sazonais.

Sal Burger

Para quem busca um jantar mais descontraído e informal, o Sal é o melhor hambúrguer da região. Em um ambiente jovem e totalmente rústico, você vai encontrar clássicos burgers no estilo americano, com direito a batatinha, claro.

Leave a Response

EN PT