AS MELHORES DICAS DO PORTO

Reserve pelo menos três dias para aproveitar essa cidade

Ora pois! Para quem não sabe, Porto e Gaia são separadas pelo belíssimo rio Douro e estão ficando cada vez mais procuradas pelos turistas do mundo inteiro. Além dos famosos Vinho do Porto e do bacalhau, há muitas maravilhas arquitetônicas, muita comida boa e uma natureza magnífica para explorar. O Porto, apesar de não ser a capital, é a cidade que deu nome a Portugal. Se comparado ao tamanho de sua fama, trata-se de uma cidade pequena. Mas, jamais subestime-a, o Porto possui um encanto diferente. Separamos as melhores dicas do Porto. Anote para a próxima viagem à cidade invicta*.

  • TO STAY

THE YEATMAN HOTEL

Foto: @theyeatman

Rodeado de antigas caves de vinho do Porto, este é um dos melhores hotéis da região, muito graças à vista. E aproveita-se bem dela, os 82 quartos e suítes têm terraços com vista panorâmica sobre o rio e a cidade do Porto, assim como a piscina interior e o Dick’s Bar. A família Yeatman está ligada ao vinho do Porto desde 1838. A temática entra pelos quartos – onde há camas dentro de barris gigantes e ocupa também o spa, o Caudalie Vinothérapie. Além disso, o restaurante The Yeatman possui duas estrelas Michelin, sob as ordens do chef Ricardo Costa.

PESTANA VINTAGE PORTO HOTEL

Foto: @pestanavintageporto

Ocupa um conjunto de edifícios do século XVI, recuperados e transformados num hotel cinco estrelas, com quartos e suítes com vista para o rio. O difícil vai ser sair do quarto, principalmente à noite, quando for possível ver a Ponte D. Luiz iluminada. O hotel também possui um restaurante, o RIB – Beef & Wine Porto.

MALMERENDAS BOUTIQUE LODGING

Foto: @malmerendas

Este hotel boutique tem apenas cinco quartos. É uma casa típica renovada com um toque moderno, criando uma simbiose perfeita entre o antigo e o novo. Um detalhe aconchegante? O café da manhã é entregue no quarto, serviço incluso do hotel. E está a dois passos do centro do Porto.

  • TO EAT

CASA GUEDES

Foto: @casaguedes

Não vá embora do Porto sem provar o famoso sande (como eles chamam o sanduíche) de pernil de porco da Casa Guedes. Desde 1987 a mesma receita e é o maior sucesso. Porém, prefira ir em horários alternativos, cno meio da tarde,  por exemplo. Se não, corre o risco de pegar filas enormes.

CANTINA 32

Cantina 32
@cantina32

Um design simultaneamente cosmopolita e rústico que resulta numa atmosfera divertida e acolhedora. Industrial chic, com luz moderada, portas com ar antigo e paredes inacabadas em tons acinzentados. Mas, a comida é colorida! Tão moderna quanto o espaço, o chef Luíz Américo reproduz lindamente a gastronômia portuguesa, dando seu ar contemporâneo. Não deixe de provar o cheesecake, que é servido em um vaso de plantas. Na alta temporada, vale garantir a reserva.

APROVEITE TAMBÉM: 5 DRINKS QUE VÃO FAZER VOCÊ VIAJAR PARA A ITÁLIA

O PAPARICO

@opaparicorestaurante

Um dos melhores e mais sofisticados do Porto. O Paparico conta com uma cozinha portuguesa contemporânea e bem lúdica. É um pouco mais afastado do centro, mas o excelente serviço e o ambiente valem o deslocamento. É necessário fazer uma reserva paga, para confirmar seu jantar.

CASA PORTUGUESA DO PASTEL DE BACALHAU

Foto: @pasteldebacalhau

O nome é Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, mas pode confiar, é o verdadeiro ”bolinho”. E é um dos melhores lugares para saborear o autêntico, servem o tradicional e o com queijo de cabra da Serra da Estrela. Vale provar os dois! Este modelo de servir em uma ”mini tábua” é porque o lugar não conta com muitos lugares para sentar, come-se em pé, na calçada. Como a localização é privilegiada, em frente à Torre dos Clérigos, isto não é um problema.

TABERNINHA DO MANEL

@taberninhadomanel

Um clássico rústico do outro lado do Douro, em Vila Nova de Gaia. Típica comida portuguesa com uma das vistas mais bonitas da cidade do Porto. Ótimo lugar para provar a famosa Francesinha!

VOGUE CAFÉ

Foto: @voguecafeporto

Para um almoço no centro, seguido de café, ou mesmo um drink é o café mais fashionista do Porto. Conta com uma sala/loja com as Vogues do mundo inteiro disponíveis para leitura e compra.

  • TO DRINK

MINI BAR POR JOSÉ AVILLEZ

Foto: @mini_bar_joseavillez

O Mini Bar, do chef José Avillez, já era um sucesso em Lisboa, e chegou com tudo no Porto. Apesar do nome “bar”, o local é um restaurante, com decor extravagante, cheia de veludos, vermelhos e neon. Os pratos mais icônicos são as Gambas (camarão) do Algarve em ceviche e o Abacate em Tempura. Porém, a carta de drinks é extensa e vale uma degustação. Às sextas e sábados, a partir das 22h, um DJ anima o bar, sem hora para acabar. Garanta a reserva, para não ficar esperando uma mesa.

ARMAZÉM 93

Foto: @andradeso

Uma mistura de bar, loja vintage e antiquário. Não é muito turístico apesar de ficar na ribeira do Douro. Uma ótima parada no meio do dia, para se refrescar com um vinho verde, ou ao final do passeio para um happy hour. A loja conta com artigos centenários e com muitas histórias. Aproveite para levar uma lembrança do Porto.

CAFÉ DO CAIS

Foto: @cafedocais

Misto de café e bar com uma vista deslumbrante da ribeira, da Ponte Dom Luiz I e de Vila Nova de Gaia. Uma das melhores opções de drinks na ribeira, com um ambiente descolado chic.

CAFÉ CANDELABRADO

@cafecandelabro

Baita dica de local! Esse café no encontro das ruas Conceição e Picaria é um dos melhores bares do Porto para um happy hour ou café fora de hora. Conta com uma livraria, de exemplares antigos, verdadeiros achados. Frequentado pelos portugueses que gostam de qualidade, na maioria das vezes não lota. Vez e outra algum turista descobre o lugar.

  • TO DO

AVENIDA DOS ALIADOS

A Avenida dos Aliados foi construída em 1916 e era uma representação de poder para o Porto, onde ficavam as sedes de bancos, jornais, associações políticas e onde aconteciam os grandes eventos da cidade. É um símbolo da burguesia do século XIX e seu nome é uma homenagem aos países aliados da Primeira Guerra Mundial. Um dos lugares mais emblemáticos do centro Porto pela arquitetura maravilhosa.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

A Estação São Bento está localizada em um lindo edifício em estilo francês, com imensos painéis de azulejos portugueses nas cores clássicas, azul e branco. São no total 20 mil azulejos portugueses, que contam a história de Portugal. Opera desde o ano de 1896, embora tenha sido oficialmente inaugurada em 1916. Mesmo que você não tenha nenhum trem para pegar, visitar a estação é passeio obrigatório quando estiver na cidade do Porto.

TORRE DOS CLÉRIGOS

Finalizada em 1763, a Torre dos Clérigos, com os seus 75 metros de altura (monumento mais alto do Porto), é mais um ponto turístico marcante da cidade, pois além da sua beleza externa, é possível encarar seus 225 degraus e comemorar com uma das mais belas vistas da cidade em 360 graus. A Torre é patrimônio tombado pela UNESCO e integra a Igreja dos Clérigos, tornando-se um dos conjuntos mais importantes da cidade.

LIVRARIA LELLO 

A livraria foi inaugurada em 1906 e está em pleno funcionamento até hoje. Todavia, a fama não é apenas em razão da sua idade, mas principalmente por ter sido utilizada como inspiração da autora J.K. Rownling quando escreveu a série Harry Potter. O grande atrativo da livraria é a escadaria vermelha em espiral (também é o local mais concorrido para fotos), mas se observar cuidadosamente o local, verá que a riqueza de detalhes é imensa, a exemplo do teto em gesso e seu imenso vitral.

Durante as Guerras Liberais (1832 – 1834), o Porto foi cercado pelas tropas absolutistas. Dá-se o nome de Cerco do Porto a este período que durou mais de um ano, no qual as tropas liberais estiveram cercadas. Com esta heróica resistência, o Porto demonstrou-se invicto perante os assaltos de D. Miguel, assegurando a vitória dos liberais liderados por D. Pedro em todo o país. D. Maria II, sucessora do trono, atribuiu posteriormente o título de Invicta à cidade, estando, ainda hoje, essa referência no seu brasão municipal.

Leave a Response

EN PT