As 06 bibliotecas mais bonitas de Paris

Um passeio para os amantes de livros e belas histórias

As bibliotecas de Paris são mais do que enormes coleções de livros, elas são tesouros de história, exposições e arte. Lugares para ler um livro, para uma tarde produtiva ou para respirar o universo dos livros. Algumas delas estão fechadas para o público, mas muitas oferecem visitas guiadas, quase sempre gratuitas. Veja as 10 bibliotecas mais bonitas de Paris abaixo. 

Bibliothèque Sainte Geneviève
Foto: Divulgação/ Sortir a
Paris

Bibliothèque Sainte Geneviève

A Bibliothèque Sainte Geneviève é um dos edifícios mais deslumbrantes de Paris. A abadia original de St. Geneviève foi fundada no século VI. O edifício de ferro que hoje se ergue em frente ao Panteão foi construído entre 1838 e 1850 por Henri Labrouste, arquitecto da Bibliothèque Richelieu. A fachada está gravada com nomes de grandes mentes que fizeram contribuições para o corpo do conhecimento humano, incluindo Galileu, Copérnico e Shakespeare.

Bibliothèque Mazarine
Foto: Divulgação/ Le Parisien
Veja também:
Buenos Aires para quem ama livros
Miami to Go: Wynwood

Bibliothèque Mazarine

Com uma fachada grandiosa e sala de leitura luminosa, é difícil acreditar que a Bibliothèque Mazarine passa batido pelos turistas que cruzam o Sena e entram em St-Germain-des-Prés. A biblioteca pública mais antiga da França, possui uma coleção moderna com foco na história francesa dos séculos 12 a 17, bem como maciço de manuscritos medievais raros.

Bibliothèque de l'Arsenal
Foto: Divulgação/ Wikimedia

Bibliothèque de l’Arsenal

A Bibliothèque de l’Arsenal, localizada a poucos passos da Bastilha e do Sena. É uma das menores bibliotecas de Paris, mas ainda possui muito charme histórico. A fachada remonta ao século 17 e costumava ser conectada ao prédio próximo que agora abriga o Gard republicano, e não foi transformada em uma biblioteca pública até a Revolução Francesa. Salas de leitura e livrarias foram construídas no século 19 e restauradas recentemente em 2012.

Bibliothèque Richelieu-Louvois
Foto: Divulgação/ Reddit

Bibliothèque Richelieu-Louvois

Entre o Palais Royal e as Galeries Vivienne, no centro de Paris, está a Bibliotheque Richelieu-Louvois, um dos quatro ramos da Bibliotheque National de France (originalmente fundada em 1368 sob Carlos V). Foi projetado por Henri Labrouste durante a segunda metade do século XIX. O local abriga alguns dos primeiros escritos da humanidade, uma coleção de cerâmicas gregas e romanas antigas e uma imensa e caleidoscópica Sala Oval.

Bibliothèque Publique d'Information
Foto: Divulgação/ Dezeen

Bibliothèque Publique d’Information

Desde sua inauguração em 1977, o museu de arte moderna, Centre Georges Pompidou, atraiu mais de 180 milhões de visitantes internacionais. No entanto, apenas os habitantes locais estão familiarizados com a biblioteca de mídia de quatro andares, a Bibliothèque Publique d’Information, localizada no lado da rue Beaubourg. A biblioteca moderna oferece acesso Wi-Fi gratuito, uma excelente vista sobre o Beaubourg e está aberta ao público.

Bibliothèque François Mitterand

Quando no 13º arrondissement, caminhe em direção ao Sena até uma das maiores bibliotecas de Paris, construída em 1966. Esta facção da Bibliothèque National de France é composta por quatro torres de sete andares e um jardim. Convenientemente localizada perto de várias das melhores universidades de Paris, a coleção oferece aos alunos recursos relacionados à ciência, arte, tecnologia, literatura, linguagem e economia, e outros assuntos.

 

 

Leave a Response

EN PT