Como fazer Limoncello em casa

Aprenda a fazer essa bebida clássica italiana

O Limoncello é um licor de limão siciliano muito popular na Itália. O limão siciliano nos faz lembrar da Costa Amalfitana, das suas cores e sabores. Os habitantes de Sorrento, Amalfi e Capri reivindicam a sua invenção. Os capreses falam que no final da década de 80 a marca «Limoncello» foi registrada pelo empreendedor Massimo Canale, em Capri. Já os sorrentinos acreditam que, ainda no início do século XX, as grandes famílias de Sorrento sempre garantiam aos seus ilustres convidados uma taça de Limoncello, feito de acordo com sua receita tradicional. Os amalfitanos, por sua vez, dizem que o licor tem origens ainda mais antigas, estando ligado ao próprio cultivo de limões. Independente qual região foi a grande responsável por colocar a bebida no mundo, quando viajamos para esta parte da Itália é o aroma do limão siciliano que toma conta. Como neste momento não podemos provar o tradicional licor por lá, podemos nos lembrar dessas belas cidades testando a receita em casa. Aprenda como fazer um Limoncello em casa!

Fazer um Limoncello é fácil. Ele é produzido a partir de raspas da casca do limão,  água, álcool e açúcar. O problema é a paciência que é preciso ter até a bebida ficar pronta! Sua preparação é meticulosa e, se executada com precisão, em pouco menos de um mês o tradicional licor estará pronto para ser apreciado como aperitivo ou digestivo.

Veja também:
Drinks em homenagem ao Cinco de Mayo
A história da cozinha da Sicília

O que você vai precisar:

  • 5 limões-sicilianos
  • 500 ml de vodca
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xícara (chá) de água

 

Como preparar:

  1.  Lave bem as cascas dos limões sob água corrente e seque bem cada um – é importante que as cascas estejam secas para fazer o licor. Com uma faca afiada (ou descascador) descasque os limões com bastante cuidado para não tirar a parte branca – isso é muito importante, pois a casca deixa  receita amarga.
  2. Coloque as cascas dos limões num pote com fechamento hermético (para o álcool não evaporar – a forma mais fácil é um galão de água). Deixe descansar por pelo menos 5 dias para o limão liberar todo o aroma e sabor na vodca (se não estiver com pressa, deixe de 7 a 10 dias).
  3. Após os dias de descanso, prepare a calda. Em uma panela pequena misture a água com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.
  4. Coloque a calda junto ao pote com vodca e cascas de limão, misture bem e tampe.  Deixe descansar por mais 5 dias (novamente, e não estiver com pressa, deixe de 7 a 10 dias).
  5. Depois de duas semanas (ou mais), abra a garrafa, coe o limoncello, descarte as cascas e transfira o licor para uma garrafa de vidro. Coloque no congelador! Sirva puro e bem gelado!

Esta é uma bebida alcoólica e não tem geralmente a data de validade, mas é melhor consumir em um ano.O licor é alcoólico, refrescante, doce e digestivo.A sugestão é ser consumido após uma refeição, como digestivo, mas também é excelente como aperitivo.

Salute!

 

Leave a Response

EN PT