Fashion & The City: Cusco

Ontem publicamos a primeira etapa da nossa viagem junto com as meninas do Steal the Look, com patrocínio Panvel (acesse o link aqui). Hoje é o dia de seguir viagem e contar para vocês tudo sobre Cusco e seus arredores.

Cusco fica no sudeste do Vale Sagrado, na região dos Andes. Era o maior importante centro administrativo e cultural dos Incas, e por isso é a cidade onde você vai conhecer toda história do povo do Peru. A grande maioria da populança vive do turismo, então na cidade você encontra uma variedade de hotéis, muitos restaurantes, bares e cafés e claro, milhares de lojinhas com artesanatos e roupas locais.

A cidade é muito alta (3.400 metros de altitude) e todo esse papo relacionado com altitude é verdadeiro. Nos deram muitos conselhos de o que fazer quando chegar na cidade e seguimos todos, o que nos ajudou muito, mas mesmo assim sentimos a altitude. Então lembre-se: quando chegar em Cusco, fique pelo menos 1hr no seu quarto de hotel descansando, tome um chá de Coca, não faça nenhuma atividade e esqueça a bebida alcóolica nas primeiras 24h. Mesmo assim você vai sentir uma dificuldade maior para respirar e dor de cabeça. Ninguém merece passar mal nas férias, não é mesmo?!

Mas voltando ao nosso roteiro em Cusco, chegamos em um voo de 1hr direto de Lima. Optamos em voar de Avianca, porque os aviões são maiores e melhores. O pessoal da Lima Tours (como sempre mega atenciosos) estavam nos esperando para nos levar até o nosso hotel. A OP Turismo, além de organizar todos nossos voos e transfers, nos ofereceu um hotel maravilhoso, o Palacio Del Inka. O hotel tem um estilo bem cusquenho, com uma decoração rústica e um atendimento nota 1.000 (o pessoal em Cusco é muito receptivo e querido). Os quartos são enormes e mega confortáveis e o café da manhã, uma loucura, todas as opções que você pode imaginar, incluindo pães sem glúten e sucos detox.

HOTEL hotel5 hotel6

Como tínhamos apenas 03 dias em Cusco (tirando o dia que chegamos que não fizemos nada), decidimos dividir nossos dias em passeios.

Dia 01_ Machu PicchuIr a Cusco e não conhecer Machu Picchu pode ser uma das piores decisões da sua viagem. Você pode ir até Machu Picchu de ônibus + trem, ou pegar um trem direto da estação de Cusc (fica a 25 minutos do centro de Cusco) o para Águas Calientes (cidade que fica abaixo de Machu Picchu). Escolhemos a segunda opção e pegamos viagem no trem Vistadome (opção intermediária – ingressos disponíveis online do PeruRail ) que leva 4hr de viagem (sim, quase o mesmo tempo de voo de POA-Lima). O trem é super confortável, todo de vidro para você curtir toda a paisagem do percurso. Depois de 4hrs de viagem, chegando a Águas Calientes você precisa comprar um ticket para um ônibus que te leva até o parque de Machu Picchu. Esse ônibus leva 25 minutos e é um pesadelo, porque a estrada é muuuito estreita, cheio e curvas e precipícios. Mas é ou este ónibus, ou uma trilha de 1hr subindo morro. O ticket para Machu Picchu deve ser comprado com antecedência pelo site ou na loja em Cusco, já que existe um número limite de pessoas que podem entrar por dia. 25 minutos de táxi + 4hrs de trem + 30 minutos de ônibus que valem MUITO a pena.

machupicchu8 machupicchu7 machupicchu6 machupicchu4 machupicchu3

Machu Picchu é um espetáculo da natureza, uma beleza indescritível, uma paz. A cidade perdida dos Incas tem muita história para contar e ainda muita coisa para se descobrir. Construída no século XV, foi abandonada no século XVI quando o  Império Inca foi conquistado pelos espanhóis. E não foi até 1911 que o complexo arqueológico foi descoberto pelo mundo. Nós não pegamos nenhum guia para fazer a visita, mas acho muito válido para entender cada detalhe deste local que é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Para o pessoal interessado a visitar Machu Picchu minha sugestão é dormir no Vale Sagrado (Ollantaytambo) para não ficar tanto tempo no trem (8hrs total é muito cansativo). Total do passeio considerando ingressos e meios de transporte para 03 pessoas: $2.471 soles = U$772 dólares.

machupicchu machupicchu2

Dia 02_Vale Sagrado: Em nosso segundo dia em Cusco, fomos em busca das melhores feirinhas de artesanato do Vale Sagrado. Pegamos um carro no hotel (no valor de $250 soles = U$ 80 dólares) para um passeio de 5 hrs. O Vale Sagrado dos Incas possui diversos parques e monumentos arqueológicos e povoados indígenas e uma paisagem lindíssima, com numerosos rios e montanhas. As regiões mais conhecidas são: Maras, Ollantaytambo, Chinchero e Pisaq. Em função do nosso objetivo (e tempo) optamos em visitar apenas Chinchorro e Pisaq em função dos famosos mercados.

valesagradoO Mercado de Pisaq foi onde encontramos os melhores produtos, tanto por qualidade, diversidade e preços. O mercado é enorme e oferece de tudo (desde produtos de decoração, mantas, pulseiras, a comidas e instrumentos musicais). E no domingo é o dia mais especial!

pisaq2 pisaq4 pisaq5 pisaq6 pisaq7

O Mercado de Chinchero é ao ar livre e possui um estilo mais rústico, com pequenas estruturas (como casinhas) de telhado de palha. A variedade é bem menor, mas o pessoal está mais aberto a negociações. Importante chegar cedo para garantir os bons achados.

chinchero6 chinchero7 chinchero8 chinchero9 chinchero10 chinchero11 chinchero13 chinquero chinquero2

Em todos os mercados do Peru, principalmente esses do Vale Sagrado, você precisa pechinchar. Quer garantir o melhor preço? Faça a sua oferta, seja firme, insista no valor e você vai levar! Mas antes de ir, saiba TUDO sobre as feirinhas de Cusco e arredores no Steal the Look! 

Dia 03_Cusco:  Em nosso terceiro e último dia finalmente conseguimos explorar Cusco, uma cidade histórica muito charmosa e repleta de atrações. A arquitetura que confunde construções incas e coloniais, muros e casas feitas de barro e as ruas estreitas são algumas das características que encantam qualquer turista. E junto a isso um povo querido, receptivo, amigável. Pontos imperdíveis são a Plaza de Armas onde estão as lindas Catedral de Cusco, a Igreja da Companhia de Jesus. Uma sugestão é curtir o pôr do sol em um dos restaurantes da praça.

cusco cusco2 cusco5 cusco6 cusco7

Um passeio por San Blás, um bairro com ruas estreitas e ladeiras. Você pode caminhar da Plaza de Armas até a Plaza San Blás pela Calle Triunfo e curtir as várias lojinhas com muito artesanato. Ainda sobre compras, Centro Artesanal é também um mercado com diferentes barraquinhas com produtos locais. Não achei tão bacana, mas é uma opção a mais para quem busca produtos locais.

cusco3 cusco4 sanblas sanblas2

Outra atração da cidade é o Mercado Central de San Pedro, o mercado público deles onde você encontra todos os produtos consumidos pelos cusqueños, em barracas ou em panos estendidos no chão, por mulheres quechua, muitas delas com roupas tradicionais. A visita é interessante para você conhecer a cultura e rotina local.

MERCADOSP MERCADOSP2 mercadosanpedro5 mercadosanpedro3 mercadosanpedro mercadosanpedro6 mercadosanpedro7

Queríamos mais tempo para explorar mais pontos turísticos e entender ainda melhor toda a cultura e história do Peru. Infelizmente a viagem foi curta, o que nos deixa com aquela vontade de voltar. Quem sabe em breve contamos mais novidades sobre o Peru?!

Dica Importante: Cusco possui um clima ainda mais seco que Lima, então não deixe de levar um bom hidratante corporal, protetor labial, creme para mãos, um bb cream para passar o dia com a pele perfeita e hidratada e claro um protetor solar e gel antisséptico para sobreviver a tanto turismo. Tudo você encontra em panvel.com.

FullSizeRender-1 FullSizeRender-2 FullSizeRender-3 FullSizeRender-4

E não esqueça, todas as fotos da viagem foram compartilhadas nas redes sociais do SUTR e STL através da #NecessairebyPanvel #MomentoSempreBem #SpiceUpPeru e #StealtheLookTakesOverPeru.

Leave a Response

EN PT