Pegando Trem-Bala no Japão – Dica Spice Up by Cristiano Salazar

Segue um manual de como pegar um trem-bala no Japão:

1. Em primeiro lugar, procure a loja de bilhetes da JR Railways (o bom é que, mesmo que esteja tudo escrito em japonês, o JR está sempre com as letras ocidentais).

Screen Shot 2014-09-17 at 9.40.52 PM

2. Daí peça pro atendente do guichê a passagem pro lugar desejado. Se falar Shinkansen, ele deve entender que você quer um caminho com trem-bala. Se você quiser assentos reservados, é possível pedir por um valor a mais (vale a pena, especialmente nos horários de movimento). Há dois tipos de categorias: a verde (mais cara, bancos mais espaçosos) e a regular (mais barata, bancos menos espaçosos, também boa, mas mais cheia); dá pra escolher na hora de comprar.

O melhor mesmo é  já saber de antemão qual é o trem e o horário que quer pegar, e só mostrar pro atendente do guichê, que raramente domina o inglês. O site www.hyperdia.com dá direitinho os horários dos trens, estações – TUDO! Se colocar a foto do itinerário no celular (como fiz abaixo) e mostrar pro atendente, não tem erro.

Screen Shot 2014-09-17 at 9.41.00 PM

Nesse exemplo, eu queria ir de Kyoto para Kobe (e parar na estação Sannomya, que é no centro da cidade de Kobe) a partir das 10:30. O site me deu, como uma das opções, o seguinte:

  • Pegar na estação Kyoto, às 10:49, o Shinkansen Hikari 463. O trem viaja por 39 minutos e…
  • Chega na estação Nishi-Akashi às 11:28. Lá eu troco de plataforma e…
  • Pego o trem JR Special Service (um trem expresso) às 11:47. O trem viaja por 19 minutos e…
  • Chega na estação Sannomya (JR) às 12:06. Daí, é só caminhar por uns 8 minutos pra sair dos trens JR e chegar na esta..o central Sannomya.

Mas vamos somente acompanhar a parte do trem-bala (que eu coloquei em vermelho acima). Pedi pro atendente reservar os assentos do trem-bala para o trecho escolhido. Ele me entregou um bilhete verde, com as seguintes informações – MUITO IMPORTANTES:

Screen Shot 2014-09-17 at 9.47.33 PM

As informações fundamentais são:

  • De onde para onde: de Kyoto para Nishi-Akashi (sempre é o nome das ESTAÇÕES)
  • Data e hora de partida: May 13, 10:49 (é SUPERPONTUAL!)
  • Linha de trem (HIKARI) e nº do trem (463) do trem. Esta última informação é importante pra descobrir a plataforma de embarque, que é o próximo passo.

As linhas de trem-bala que circulam por Tokyo, Osaka, Kyoto, Kobe são: Nozomi, Hikari, Kodama, Mizuho, Sakura e Tsubame.

3. Com o bilhete na mão, saia do guichê e procure entrar na área dos shinkansens, guiando-se pelas placas.

Screen Shot 2014-09-17 at 9.49.09 PM

4. Logo depois de passar as cancelas, procure um letreiro eletrônico no alto, com todos os trens que partem nos próximos minutos.

Screen Shot 2014-09-17 at 9.51.10 PM

Opa! Tá em japonês! Espere um pouquinho, que já entra o letreiro em inglês.

Screen Shot 2014-09-17 at 9.51.16 PM

No letreiro, procure a linha de trem e o número. No caso, aparece certinho o trem Hikari, nº 463, que sai às 10:49 – igualzinho ao bilhete (no letreiro fala que vai para Okayama – mas não era para Shin-Akashi? É que Okayama é a parada final do trem e Shin-Akashi fica no caminho. Olhando mais pra cima no letreiro, é possível ver que o trem corre na direção de Shin-Osaka e/ou Hakata). Mas o mais importante é  ver aquele numerozinho em verde na linha do trem, no caso, o número 13. Isso quer dizer que o trem vai sair da plataforma de embarque (track) nº 13 às 10:49.

5. Vamos então procurar a plataforma nº 13…

Screen Shot 2014-09-17 at 9.55.43 PM

6. Dirija-se ao lado certo da plataforma (no caso, à esquerda, na plataforma 13). Você vai encontrar na plataforma um letreiro mostrando, de cada lado, os próximos trens.

Screen Shot 2014-09-17 at 9.55.47 PM

Importante: Vários trens usam a mesma plataforma. No caso, o próximo trem que irá chegar é o que queremos, o Hikari 463 às 10:49. Depois dele, virá o Nozomi 211 às 11:02 e, a seguir, o Nozomi 213 às 11:06. Você deve ter cuidado para não pegar o trem errado, caso chegue à plataforma um pouco antes: os trens chegam sempre conforme a ordem que estão no letreiro.

7. Já na plataforma correta, verifique outras informações no seu bilhete. No exemplo, o vagão é o 8º e o assento é o 11-A. Dirija-se, então, à posição correta para esperar o oitavo vagão.

Screen Shot 2014-09-17 at 10.00.00 PM

8. Procure os letreiros no alto que estão juntos à borda da pista. Posicione-se em frente ao letreiro do seu vagão.

Screen Shot 2014-09-17 at 10.04.53 PM

No chão também fica escrito o número do vagão. A fila fica bem orientada na frente deste número. Quando o trem chega, dá pra conferir no letreiro externo do próprio trem se se trata da linha e número corretos.

Screen Shot 2014-09-17 at 10.04.55 PM

9. Depois de entrar no vagão, é só procurar o seu assento. No final do corredor, ao alto, há um letreiro eletrônico passando informações em japonês e inglês.

Screen Shot 2014-09-17 at 10.05.00 PM

Fique atento à sua estação de chegada e ao horário previsto no bilhete.

Screen Shot 2014-09-17 at 10.11.16 PM

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Diferente da maioria dos trens de longa distância, o Shinkansen não tem uma área entre os vagões para colocação de malas pesadas. As soluções apontadas nos fóruns são:

  1.  Reservar assentos nas extremidades dos vagões, pois pode-se usar o espaço entre o assento e a parede para aparar as malas.
  2. Usar vagões sem assentos reservados e colocar a bagagem pesada em um assento ao lado do seu. O problema é a “pressão moral” caso o trem fique muito cheio.

Também com relação à bagagem pesada, a maioria das estações principais tem elevadores até a plataforma.

Na maioria das vezes, após descer do Shinkansen, caso não tenha a sorte de o seu destino final ser exatamente a estação de chegada, é necessário pegar outros trens para chegar a outras estações. Assim, deve-se sair da área do Shinkansen (seguindo as setas de saída e saindo pela cancela) e dirigir-se à área dos trens normais. Em geral, são três tipos de linha em operação:

Screen Shot 2014-09-17 at 10.13.17 PM

  • As linhas JR Special Line Service (aparecem no letreiro como SRapid) são linhas superexpressas, param somente em algumas estaçõees. Por exemplo, a linha SRapid de Kobe é a continuação da linha de Kyoto, e para nas estações Osaka, Amagasaki, Ashiya, Sannomiya, Kobe, Akashi, Nishi-Akashi, Kakogawa e Himeji. No caso do exemplo, é possível pegar o trem em Nishi-Akashi (onde chegou o shinkansen Hikari) e descer na terceira parada, em Sannomiya (destino final pretendido, lá no início).
  • As linhas JR Rapid Service (nos letreiros aparecem como Rapid) são expressas, param somente em algumas estações, mas em mais estações que as SRapid. No exemplo, a Rapid de Kobe é uma continuação da linha de Kyoto e para em Osaka, Amagasaki, Nishinomiya, Ashiya, Sumiyoshi, Rokkomichi, Sannomiya, Motomachi, Kobe, Hyōgo, Suma, Tarumi, Maiko, Akashi e em todas as estações após Akashi.
  • As linhas JR Local Service (nos letreiro aparecem como Local) são locais, param em todas as estações. A linha Local de Kobe, por exemplo, é uma extensão das linhas de Kyoto (saindo de Osaka) e da JR Tozai Line, parando em cada estação até Nihi-Osaka.

Para pegar esses tipos de trem, é preciso saber em que direção se vai e quais as estações em que se vai parar. Abaixo segue o mapa das estações da região:

Screen Shot 2014-09-17 at 10.12.41 PM

 

Espero ter ajudado. Boa Viagem!

 

foto cristiano japão
By Cristiano Salazar
Médico obstetra, formado pela UFRGS, morador de Porto Alegre e extremamente dedicado ao trabalho. Por isso mesmo, quando entro em férias, procuro ir para lugares mais distantes, por um pouco mais de tempo. Gosto de planejar bastante as viagens, com roteiros completos dia-a-dia, e sempre procuro ficar em bons hotéis.Fiz viagens inesquecíveis para Austrália, Japão e Dubai, além de Estados Unidos e Europa.
 

2 Comentários

  1. Olá, Cristiano. Boa tarde!
    Entre todos os sites que fiz de pesquisa sobre a utilização de trem no Japão você foi o único que mencionou que vários trens com destinos diferentes utilizam uma mesma plataforma, isso me fez sentir um medo tremendo agora….rsrs…. já que não da mais para voltar atrás em relação a nossa viagem.
    Se você puder me ajudar em algumas dúvidas eu agradeço imensamente, minha filha e eu estamos indo para o Japão no final do mês, devido os lugares que queremos visitar (parques e studios, além é claro de monges, templos e outros pontos turísticos históricos do Japão em algumas províncias bem distantes ) não encontramos roteiro em agência que fosse apropriado.
    Como tenho amigas que moram no país resolvemos fazer por conta própria devido a flexibilidade de escolha, mas me deparando com seu comentário, penso que podemos ter dificuldade na utilização do JR PASS que está sendo nosso meio de transporte escolhido.
    Para reservar assentos é necessário uma antecedência muito grande? Esta reserva é feita em qualquer estação no guichê da JR, correto? Quanto a quantidade de trens com destinos diferentes que passam na plataforma, caso utilizarmos o trem errado, seria fácil retomar o trajeto?
    Bem, estaremos passeando, até os imprevistos e as “trapalhadas” são bem vindos, nos fazem rir depois e ter histórias diferentes para contar, mas o máximo de informações é sempre bem vinda.
    Obrigada!!!!
    Débora

Leave a Response

EN PT