Por que visitar o Algarve em Portugal?

Paraíso de portugueses e britânicos, as praias do Algarve são uma ótima opção para curtir o calor europeu.

Já é hora de você começar a planejar sua viagem para aproveitar o verão europeu! Diversos destinos são incríveis para viajar nessa época, mas em especial, Portugal tem anualmente ganhado relevância. O motivo? Além da gastronomia excelente, é um dos destinos europeus que pode ser luxuoso e também econômico ao mesmo tempo. 

Desbravando o Algarve

Pode apostar que algumas surpresas em pequenos detalhes estão reservadas para a sua viagem. No Algarve, região localizada na parte sul de Portugal, com mais de 150 praias sensacionais, a promessa é de dias bem especiaisPortugal tem sido o destino de visita obrigatória na Europa, mas ainda há muitos locais pouco explorados para conhecer, e nessa lista está o Algarve. Isso mesmo! Veja bem: se é um destino óbvio para quem ama viajar, vamos te mostrar que há alguns tesouros escondidos que você precisa visitar.

O segredo é dirigir-se às lagoas desertas a leste de Faro, ou ir para oeste, até à costa intocada, onde no século XV os exploradores portugueses aperfeiçoaram as suas habilidades antes de partirem para descobrir dois terços do mundo; ou para o interior das colinas cobertas de pinheiros.

Com seus  penhascos de arenito, areias douradas e águas cristalinas, a Praia do Cavalho consegue de alguma forma manter seus encantos pouco conhecidos; as cavernas vizinhas de Benagil estão igualmente intocadas. Alguns  preferem a Praia da Arrifana, enquanto os amantes da natureza vão até à Ilha da Fuseta, uma ilha barreira com piscinas rasas, perfeita para passear perto das salinas e das populações de flamingos residentes no Parque Natural da Ria Formosa.

Embora a faixa central entre Faro e Albufeira seja a parte mais desenvolvida da costa, onde uma infinidade de hotéis altos e apartamentos recém-construídos, alguns resorts ainda conservam vestígios de seu passado de vila de pescadores, incluindo os maiores e melhores do Algarve. E é justamente aí, no centro do Algarve, o lugar ideal para famílias. É também o lugar para os golfistas, com vários campos de golfe de classe mundial, incluindo os de Vilamoura e Quinta do Lago.

A cidade mais charmosa do litoral é Tavira, localizada nas margens de palmeiras do rio Gilão. Suas origens, datadas de 2000 aC, podem ser vistas na mistura de estilos arquitetônicos. Um passeio pelas ruas de paralelepípedos da cidade revela uma ponte romana, casas mouriscas caiadas de branco e inúmeras igrejas do século XVIII

Surfe no Algarve

Para quem pensa em aproveitar os dias de descanso e surfar, a Praia do Amado, na Costa Vicentina, é a praia de surfe mais conhecida de Portugal. Embora suas grandes ondas tenham atraído competições internacionais de body boarding e surfe, ela também é bem familiar, com dunas de areia, falésias, piscinas naturais na maré baixa e uma própria escola de surfe. Você pode também surfar, praticar windsurf ou body board na Praia do Martinhal, na Baía da Baleeira, próximo de Sagres.

Perto dali, a Praia de Bordeira, com seus 3 km de extensão, é uma das praias mais espetaculares de Portugal. Você vai ver o cenário famoso de falésias calcárias, faixas de dunas de areia e grandes ondas. Na Praia da Amoreira, mesmo à saída da pequena cidade de Aljezur, o lugar também é bom para surfar, mas tem imensas piscinas naturais repletas de estrelas do mar e peixinhos… é uma delícia!

Veja também:
Desbravando Ilhabela em 3 dias
Lanches saudáveis para levar na mala

Onde ficar hospedado

Em Albufeira, situado em um rochedo com vista para o Oceano Atlântico, o Pine Cliffs é um dos destaques do Algarve, ele pertence a rede de hotéis Marriott. A estrutura oferece a possibilidade de ir para praias preservadas, jogar golfe e apreciar da comida de excelência servida nos bares e restaurantes do resort.

Com preços a partir dos 480€, em alta temporada, o Pine Cliffs Gardens está rodeado por uma área ajardinada e uma piscina própria. A arquitetura do hotel cria uma uma fusão entre o tradicional e o contemporâneo. 

O grupo português de atuação internacional Pestana Hotel tem convertido propriedades históricas em Portugal – conhecidas localmente como pousadas – em locais para hospedagem sensacionais. De mosteiros a conventos, castelos medievais a moradias reais, fortalezas a edifícios governamentais, esses lugares ajudam a contar a história do passado de Portugal e fazem com que a sua experiência seja incrível. 

Uma dessas pousadas históricas está localizada no Algarve. A Pousada Sagres, situada nas falésias da Praia da Mareta, fica apenas cinco minutos a pé do Atlântico. Uma das pousadas mais modernas de Portugal, Sagres está alojada em uma vila original da metade do século, com toques náuticos que homenageiam o Atlântico e a Era dos Descobrimentos de Portugal. Muitos quartos oferecem vistas do oceano e das montanhas, por isso uma ótima dica é você reservar um quarto com varanda.

Em Lagos, o Casa Mãe é outro hotel que pode entrar na sua lista para o Algarve para uma experiência diferente. Esta propriedade familiar do século XIX na costa  é uma nova visão do design contemporâneo português – embora funcione mais como uma pequena comunidade do que um hotel boutique. Por lá, 30 quartos foram concebidos individualmente e estão espalhados por três casas decoradas com arte local (pense em tecidos coloridos, marcenaria e cerâmica), além de dois restaurantes com seus próprios jardins orgânicos, uma padaria, um mercado de fazendeiros e até cinema.

Top drinks & food

Num paraíso desses, você pode ter certeza que bons restaurantes estarão incluídos também. No Vila Joya Sea, o estilo “barraca” de praia vai te conquistar, mas não se engane, afinal é um restaurante com estrela Michelin. Ele fica na beira da praia do hotel Vila Joya com vista sensacional, a oeste de Albufeira perto da Praia do Xiringuito. Com apenas 25 lugares, colocados no comprido balcão e em confortáveis almofadas espalhadas, o chef de cozinha de lá, Dieter Koschina, é quem serve uma das melhores comidas do Algarve. No bar, você pode acompanhar um sushiman preparando  fatias de barriga de atum ou um nigiri de robalo, enquanto o cheiro maravilhoso de peixe recém saído da brasa invade o lugar…
No Boia Bar, pegue uma mesa no terraço com vista para o mar e observe os pescadores trazendo suas pescas até a praia. Peça uma garrafa fria de vinho verde, depois peça o seu peixe. Escolha entre sardinhas, robalo, dourado, linguado ou pargo. Peça para que seja simplesmente grelhado, eles farão no carvão, polvilhando o peixe com flor de sal grosso. O melhor acompanhamento é uma salada típica de cebola crua, pepinos e tomates misturados com orégano.
O restaurante Quatro Águas fica próximo da cidade histórica Tavira.
Outro restaurante imperdível da região é o Quatro Águas, ele fica na margem da cidade mais pitoresca do Algarve. Tavira tem as torres de 37 igrejas como referência, mas sua história é anterior ao cristianismo e ao islamismo. cidade cresceu com a produção de sal no século 13, e as salinas ainda funcionam até hoje. Peça algum dos pratos que são destaques, entre eles o de  filetes de polvo com arroz de feijao (filé de polvo frito com guisado de arroz e feijão ), acompanhada de peixe com migas de linguado (peixe fresco e ervas cozidas sobre brasas de carvão), acompanhados por bolinhos de peixe e camarão.
A vista do entardecer no Gigi.
O Gigi Praia é um daqueles restaurantes que não muito popular, mas os que o conhecem dizem ser a melhor experiência de almoço. O restaurante fica entre o mar e a reserva da Ria Formosa; a única maneira de chegar é através de uma passarela de madeira. Os pratos do dia estão sempre listados no quadro negro e você pode incluir polvo, camarão-rei grelhado com molho picante de piripiri, pregado, lula, lagosta ou atum. É tudo simples e delicioso, os legumes vem de fazendas vizinhas e os vinhos são selecionados das vinhas pelo proprietário do restaurante.
Os melhores restaurantes em Miami em 2019
30 anos da queda do Muro de Berlim

Leave a Response

EN PT