O mundo mágico de Tulum

Neste novembro fui para Tulum com um grupo de amigas e simplesmente a-m-e-i. Tulum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade Maia, localizado no sudeste do México, na região de Riviera Maya. 

Para chegar em Tulum você pode pegar um voo até Cancun e depois um transfer ou táxi de 2 a 3 horas até a cidade (depende do trânsito). Em Tulum você não precisa de carro, já que a região é bem pequena, com uma rua principal, onde de um lado está a praia e hotéis e do outro vários restaurantes, bares e poucas pousadas.

Antes de ir para Tulum eu não sabia o que esperar do local, pois foi uma das poucas viagens que não pesquisei antes de ir, já que estávamos em um grupo grande e muitas pessoas já estavam envolvidas na programação. O resultado foi surpreendente e eu me encantei com a magia de Tulum. A região é perfeita para quem quer descansar, desapegar e curtir um lindo visual e muita história (não é a toa que a a cidade é conhecida como um healing center  e yogascapes). Não espere super estrutura, mordomia e badalação. Em Tulum tudo é super rústico, praiano  e até escuro (a rede elétrica não chega à beira-mar) . Um lugar para andar de chinelo, sem brilhos ou saltos ou qualquer frescura.

TULUM12 TULUM13 TULUM10 TULUM7

TULUM14

Mas esse astral roots não deixa o local tão barato não, já que hoje em dia está bombando de turistas, com bangalôs que custam um mínimo de U$ 200 dólares em alta temporada.

A paisagem é realmente de tirar o fôlego, com uma areia branquinha e um mar azul turquesa (pegamos uma época com muita alga no mar e na areia, então não conseguimos curtir o verdadeiro mar de Tulum, mas mesmo assim o banho de mar foi inesquecível, assim como o visual).

TULUM8 TULUM5 TULUM4

TULUM TULUM2

TULUM3

Além de curtir muita praia, o que você NÃO PODE DEIXAR DE FAZER por lá:

  1.  Visitar os milhares de Cenotes espalhados por Tulum e arredores. Para quem não sabe, cenotes são buracos de água no meio da selva, produzidos por um processo de dissolução e colapso de terreno calcário. Alguns são águas super frescas e limpas na superfície e outras águas do mar super profundas (até dentro de cavernas).  Resumo de tudo isso: lindíssimo! Os cenotes estão por todos os lugares, mas alguns são especiais como o Dos Ojos, Casa Cenote, Gran Cenote, Jardín del EdenYokdzonot, Chac Mool. Os cenotes que são cavernas também são muito especiais. Recomendo o Multum Ha Cenote (com 40 metros de profundidade) e o Cenote Tankach Ha (50m de profundidade). Se você quer viver uma experiência muito diferente, não deixe de ir no Pet Cemitery e faça o tour de 40 minutos dentro da caverna e …dentro d’água. Uma loucura! Importante: não leve muita coisa na sua visita aos cenotes, muitos nem permitem entrar com nada e exigem que você tome um banho antes de mergulhar na água. Uma Go Pro vai fazer toda diferença na sua visita.CENOTES15 CENOTES12 CENOTES8 CENOTES7 CENOTES6 CENOTES5 CENOTES4 CENOTES3 CENOTES2 CENOTES
  2. As ruínas de Cobá. Cobá é uma grande cidade em ruínas da civilização pré-colombiana Maya, a 44 km de Tulum. O lugar é composto por muita mata e muitas ruínas, onde apenas uma pequena parte foram restauradas por arqueólogos.  Um dos pontos principais é a pirâmide Nohuch Mul de 42 metros de altura, a mais alta estrutura Maia no norte de Yucatan. A vista lá de cima é linda.COBA3 COBA2 COBA
  3. As ruínas de Tulum são o cartão postal da região. O Castelo, a estrutura principal, tem três pisos e 12 m de altura, em meio a jardins bem cuidados e caminhos de pedra e cascalho. Um passeio tranquilo pela história de Tulum.

    Crédito Foto: http://moikana.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/ruinas-de-tulum-sobre-el-mar-caribe-tulum-mexico+1152_12888020375-tpfil02aw-10443.jpg
    Crédito Foto: http://moikana.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/08/ruinas-de-tulum-sobre-el-mar-caribe-tulum-mexico+1152_12888020375-tpfil02aw-10443.jpg
  4. Passeio de bike pela estrada principal de Tulum (15), desde as ruínas até Boca Paila. Nesse passeio você vai conhecer todos os hotéis, bares, restaurantes e outras atrações pela região.BIKE
  5. Chichén-Itzá, um Patrimônio Cultural da Humanidade e eleita em 2007 uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Fica no Estado de Yucatán, a 205 km de Cancún, com acesso pela rodovia 180. O sítio arqueológico reúne 16 grandes estruturas, algumas delas verdadeiros complexos arquitetônicos, como o Caracol, a pirâmide El Castillo, o Templo de los Guerreros e o Complexo de las Monjas. Cada uma vai revelando a sabedoria maia em várias áreas do conhecimento, como a astronomia, a geometria, a matemática, a engenharia, as artes plásticas.

    Crédito Foto: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/8c/e4/23/8ce4233446e51d6ae326cc5af7d9278b.jpg
    Crédito Foto: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/8c/e4/23/8ce4233446e51d6ae326cc5af7d9278b.jpg
  6. Uma visita a Playa del Carmen, a 40 minutos de Tulum. A região é mais estruturada e conhecida, quando comparada a Tulum, e onde estão vários Beach Clubs para curtir durante o dia, e muitas lojas, restaurantes e baladas para a noite. Não deixe de passear pela 5th Avenida para opções de lojas e restaurantes.
    Crédito Foto: http://www.lacasadelagua.com/_lib/img/imagenes_grandes/mar_palmeras_en_playa_del_carmen.jpg
    Crédito Foto: http://www.lacasadelagua.com/_lib/img/imagenes_grandes/mar_palmeras_en_playa_del_carmen.jpg

    PLAYADELCARMEN2 PLAYADELCARMEN

  7. Cozumel, para os adoradores de mergulho. A ilha é conhecida pelos mergulhadores e opções de praias para fazer snorkel não faltam. Para chegar em Cozumel você pode pegar um ferry em Playa del Carmen, que sai a cada hora. Quando na ilha, alugue um carro ou pegue um motorista para conhecer toda a região durante um dia. A água é de um azul transparente indescritível. Mas não se preocupe em perder milhões de horas por lá. O ideal é juntar um turno em Cozumel e outro em Playa del Carmen para tornar seu passeio completo! COZUMEL2 COZUMEL COZUMEL5 COZUMEL6 COZUMEL11 COZUMEL9 COZUMEL8 COZUMEL7 COZUMEL10 COZUMEL12
  8. Downtown Tulum é o centro principal de Tulum, a uns 15 minutos da praia. O lugar é feio e sem muita coisa para fazer. É uma boa opção para quem quer comprar produtos artesanais, pois na rua principal (a Chetumal-Cancun/307) encontram-se várias barracas com roupas, artigos de decoração, souvenir, etc.

    Crédito Foto: http://www.travelmoodz.com/uploads/content/image/tulum%20downtown.jpg
    Crédito Foto: http://www.travelmoodz.com/uploads/content/image/tulum%20downtown.jpg

Enfim, entrar na energia de Tulum é relaxar sobre a brisa de um dos mais lindos visuais. Em breve compartilho as melhores opções de hospedagem e gastronomia.

 

Leave a Response