Guia de praias do Sul de Santa Catarina

Você já sabe que Santa Catarina é o paraíso das praias, certo? Um dos grandes diferenciais de veranear no Estado é a paisagem, onde o azul do mar se perde no verde em meio aos diversos morros, o que garante a cada praia uma característica única e diferente.

Como se não bastasse a natureza exuberante, Santa Catarina também é um destino ideal para surfistas. O litoral catarinense tem cerca de 500 km de extensão e pelo menos 127 praias com condições para  a prática de surf.  Uma das características climáticas favoráveis é a entrada de frentes frias vindas do Atlântico Sul, que trazem massas de ar polar e muito swell, podendo gerar ondas de até 4 metros.

Se você pretende viajar para lá no verão, mas ainda não sabe exatamente para onde ir, fique ligado nesse post! Nós apresentamos abaixo um guia com as principais praias do Sul de Santa Catarina e suas características, para que você possa entender qual combina mais com a sua vibe do momento.

Farol de Santa Marta

É a primeira praia “badalada” de Santa Catarina para quem parte do Rio Grande do Sul. O Farol fica localizado no topo de um morro, na baía de Santa Marta, município de Laguna (131 km de Florianópolis). O Farol de Santa Marta é o maior das Américas e o 3º maior do mundo, com 29 metros de altura.

Há três praias principais na região: Praia da Cigana, Praia do Cardoso e Prainha (a mais conhecida).

Crédito foto: http://www.almasurf.com.br/news.php?id=276
Crédito foto: http://www.almasurf.com.br/news.php?id=276

Quem deve ir: as praias do Farol de Santa Marta são indicadas para quem procura áreas mais residenciais e com possibilidade de fazer passeios que misturam natureza e história. Há muitas opções de hospedagem – principalmente casas para alugar e pousadas – e restaurantes. Uma das vantagens é a proximidade com o centro de Laguna: a distância do Farol é de 17 km.

Barra de Ibiraquera

Faz parte da cidade de Imbituba, a cerca de 80 km de Florianópoli, e ao sul da praia do Rosa. A Barra de Ibiraquera se forma no encontro da Lagoa de Ibiraquera com o mar. Nos últimos anos, Barra de Ibiraquera tem sido palco de diversas competições nacionais de kitesurf, devido ao favorecimento do vento no local.

Crédito foto: http://www.cravoecanella.com/
Crédito foto: http://www.cravoecanella.com/

Quem deve ir: além dos praticantes de kite e windsurf, a praia é ideal para veranear em família, devido à tranquilidade do ambiente.

Praia do Rosa

Também fica em Imbituba, mas no extremo norte da cidade, a cerca de 20 km do centro. A Praia do Rosa é a mais conhecida da região e uma das mais frequentadas por turistas em Santa Catarina. Apesar de ficar localizada a Imbituba, o centro mais próximo do Rosa é o município de Garopaba, a cerca de 14 km de distância.

Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/530510031085226103/
Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/530510031085226103/

Quem deve ir: pessoas que procuram estrutura de praia com boas opções de vida noturna. A Praia do Rosa é a mais badalada de Santa Catarina e com a melhor estrutura de restaurantes e hotéis. É muito frequentada pelo público jovem e a variedade de baladas e bares é um dos principais atrativos.

Praia da Ferrugem

É uma das oito praias que formam a cidade de Garopaba. A Ferrugem fica a cerca de 05 km do centro do município.  A praia em si é isolada e faz parte de um vilarejo de mesmo nome, mas costuma ser lotada de turistas na alta temporada, mesmo que o acesso à região seja precário. A Ferrugem reúne dunas, mar de água cristalina, bares e quiosques na beira da praia.

Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/530510031085226103/
Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/530510031085226103/

Quem deve ir: quem quer curtir um um clima jovem e ao mesmo tempo mais alternativo, diferente do estilo da Praia do Rosa. As opções noturnas são variadas, mas mais simples e tumultuadas.

Praia do Silveira

A Silveira também pertence ao município de Garopaba e fica a apenas 02 km do centro principal. A praia possui uma área muito residencial. Não há muita estrutura de praia – como restaurantes, hotéis e centros comerciais – mas a proximidade de Garopaba favorece quem veraneia na região, já que a cidade é uma das mais bem preparadas para receber os turistas, e o deslocamento é fácil e rápido.

A Silveira tem controles ambientais rígidos por parte dos moradores e frequentadores, se mantendo livre da urbanização desenfreada.

silveira

Quem deve ir: escolha ideal para quem procura tranquilidade e localização próxima de um centro urbano. A Silveira também é considerada uma das melhores praias do Brasil para a prática de surf, com ondulações que chegam do nordeste, leste ou sul.

Praia da Gamboa

A praia da Gamboa pertence ao município de mesmo nome, a 65 km ao sul de Florianópolis e fica entre Garopaba e a Praia da Guarda do Embaú. Antigamente, era uma vila de pescadores, muitos dos quais permanecem morando no local.

A Gamboa é mais afastada e “intocada”, já que o acesso se dá por uma estrada de terra – o que, muitas vezes, inibe a visita de turistas. É uma das praias menos povoadas e com pouca área residencial de Santa Catarina, permanecendo com a maior parte de suas características originais.

Crédito foto: http://loucosporpraia.com.br/praia-gamboa-garopaba/
Crédito foto: http://loucosporpraia.com.br/praia-gamboa-garopaba/

Quem deve ir: a Gamboa é uma boa pedida para quem quer apenas curtir a praia – de uma maneira sossegada – e longe dos agitos de centros urbanos. Não tem boa estrutura de centro de compras nem de restaurantes, então é aconselhável levar consigo pelo menos as comidas e bebidas necessárias para o tempo de sua estadia.

Guarda do Embaú

Fica na cidade de Palhoça, a 45 km da capital catarinense. Para acessar, é necessário atravessar o rio da Madre e a Praia da Guarda fica em uma área protegida, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.  Assim como a Vizinha Gamboa, a Guarda do Embaú segue o estilo mais natural, mas é mais frequentada por turistas. A praia ficou famosa principalmente depois que o modelo Paulo Zulu a adotou como moradia, onde também construiu uma pousada.

Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/557461260108690656/
Crédito foto: https://br.pinterest.com/pin/557461260108690656/

Quem deve ir: pessoas que procurem uma vibe mais “roots” aliada a uma certa badalação, já que a praia pode ficar lotada de turistas. Para quem quer surfar, a Guarda possui esquerdas que podem chegar a 10 ou 12 pés. As ondas quebram bem próximas ao rio.

Leave a Response