Para inspirar: as 7 Maravilhas da Atualidade

O editor de viagens Aaron Millar listou os sete "tesouros", as maravilhas da Humanidade

Recentemente, o site internacional Condé Nast Traveller listou quais seriam as Sete Maravilhas da Atualidade.  Foi para recriar a lista das maravilhas originais do mundo antigo, em que das 7, apenas as grandes pirâmides de Gizé permanecem. Os Jardins Suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria, o Templo de Ártemis, o Colosso de Rodes, todos desapareceram, ficaram preservados somente na História. Depois disso, foi feita uma escolha chamada de 7 maravilhas do mundo moderno, em que o Cristo Redentor no Rio e Taj Mahal na Índia estão incluídos.

Essa publicada é uma lista novinha em folha que menciona destinos e monumentos especiais- que talvez, infelizmente, desapareçam em breve.

Photo by Fynn Schmidt

A lista que você vai ver a seguir é baseada naquilo que um viajante inquieto e curioso PODE/DEVE visitar. São pedaços especiais espalhados pelo planeta, feitos de beleza, extremos da natureza e mistérios. Aqueles lugares que quanto mais você olha,  mais maravilhosos se tornam, sabe?!

GRANDE BARREIRA DE CORAIS (Queensland, Austrália) 

Essa maravilha fica na costa de Queensland, no nordeste da Austrália. A Grande Barreira de Corais é a maior estrutura viva do planeta. É mais extensa que Reino Unido, Holanda e Suíça juntos.

O local é habitat de 1.500 espécies de peixes (10% do total do mundo), 30 variedades de baleias e golfinhos e mais de 100 tipos de tubarões, mas está em perigo. Relatórios deste ano indicam que o aumento da temperatura oceânica por conta do aquecimento global está levando a níveis catastróficos de branqueamento dos corais (que ocasiona na posterior morte dos recifes).

Se a Grande Barreira de Corais, que sobreviveu nos últimos 18 milhões de anos, agora pode estar com seus dias contados com tantas mudanças climáticas, é um lugar mais do que justo para estar na lista de maravilhas.

VULCÃO DE KILAUEA (Ilha do Havaí, Havaí)

Photo by Julien Millet

O Kilauea, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, é o vulcão mais ativo da Terra, ele está em erupção quase que continuamente desde 1983. Em maio desse ano, após um terremoto de magnitude 5.0, a lava do Kilauea destruiu centenas de casas na região.

Existe toda uma magia na história e tradição desse furioso vulcão. No dialeto local, o nome do vulcão é Ka wahine ‘ai honua, Kilauea é a “casa de Pele”, a deusa destrutiva dos vulcões, algo como a “mulher que devora a terra”.

Ver uma erupção à noite é como assistir a um inesquecível espetáculo de fogos. Sensação para deixar qualquer um de queixo caído.

TORRES DEL PAINE (Patagônia, Chile)

É uma terra selvagem e sem fronteiras, e este ano ficou ainda mais espetacular: em janeiro, um milhão de hectares de terras privadas foram formalmente doados ao povo chileno, vindos da propriedade do falecido Doug Tomkins e sua esposa Kris, proprietários da Patagônia, a mundialmente conhecida empresa de roupas de aventura.

Por lá, há muitas vistas magníficas, mas apenas uma maravilha do mundo: a Torres del Paine é simplesmente de tirar o fôlego. Fica a uma altitude de 6.000 pés! O cenário é daqueles filmes que mostram reinos lendários perdidos. Lugar que merece ser preservado para SEMPRE.

LAGO BAIKAL (Sibéria, Rússia)

Photo by Kurt Cotoaga

A Rússia é a casa de uma das maiores e menos conhecidas maravilhas naturais do mundo: o Lago Baikal, no sudeste da Sibéria. É cercado por tundras congeladas e vastas florestas de taiga por todos os lados.

As estatísticas desse maior lugar o tornam ainda mais especial: como o lago de água doce mais profundo do mundo, ele possui 5.662 milhas cúbicas de água doce, o equivalente a 20% dos recursos não congelados da Terra; é maior em volume do que todos os Grandes Lagos da América juntos; aliás, você poderia empilhar três Empire State Buildings, que ainda assim não atingiria a superfície.

O Lago é chamado de Pérola da Sibéria, e é exatamente isso, uma joia! Tem outra curiosidade sobre o lugar, o Lago Baikal é um dos principais pontos de acesso a OVNIs.

CURIOSITY ROVER da NASA

Em junho deste ano, o Curiosity Rover da NASA, que vagou pela superfície de Marte desde a sua primeira instalação em 2012, descobriu moléculas orgânicas em rochas antigas no planeta vermelho. Mas o que é tão incrível quanto a descoberta é o rover em si e que os seres humanos estejam dirigindo um veículo em outro planeta nesses últimos seis anos. Para que o rover alcançasse Marte, os cientistas da NASA tiveram que realizar uma das manobras mais ousadas da história do voo espacial. Tiveram sucesso!

PARQUE NACIONAL DE REDWOOD (Califórnia, EUA)

Comemorando o 50º aniversário este ano, o Parque Nacional Redwood, no norte da Califórnia, é o lar do organismo vivo mais alto da Terra – a Hyperion, uma grande Sequóia.  A árvore descoberta em 2006, sobe surpreendentes 379,7 pés no céu. Se fosse um prédio, teria mais de 35 andares.

É uma experiência única estar nessa floresta- 2.000 anos de idade e mais de 300 metros de altura, com registros de fósseis que datam de milhões de anos no período dos dinossauros. Como as estrelas à noite, as Redwoods são um lembrete de quão pequenos somos.

CARNEGIE QUARRY (Utah, USA)

A Pedreira de Carnegie, também conhecida como a Muralha de Ossos, no Monumento Nacional dos Dinossauros, fica no nordeste do estado de Utah. Ela abriga uma das coleções mais bem preservadas da vida pré-histórica do planeta, com 1.500 ossos individuais, estampados em uma laje exposta de rocha montanhosa.

Acredita-se que eles sejam restos de várias espécies, incluindo alossauro, camarasauro e estegossauro, e vê-los tão bem preservados é como viajar de volta no tempo: ossos de pernas tão grandes quanto troncos de árvores e costelas como lâminas de pinças. É extraordinário pensar que o local onde esses ossos uma vez estiveram nem sempre foi deserto, mas pântanos; e que esses animais realmente existiram.

Leave a Response

EN PT