13 LUGARES PARA UM ÓTIMO CAFÉ DA MANHÃ EM SÃO PAULO

Preparamos uma lista com alguns dos principais spots para começar o dia da melhor maneira possível

Por ser uma cidade que abriga diferentes culturas, a gastronomia de São Paulo é variada, e isso pode ser visto logo cedo nas inúmeras opções de lugares para um ótimo café da manhã.

Saindo do tradicional pão com leite, é possível encontrar lugares diferentes e requintados para a primeira refeição do dia. A cidade tornou-se referência ao oferecer cafés e brunchs por todos os cantos. Então pegue essas dicas quando estiver em São Paulo e bon appetit!

Bio Restaurante
Foto: @biorestaurante

Bio Restaurante  

Com o conceito de aproveitar absolutamente tudo dos alimentos – talos, folhas, raízes, sementes, cascas e bagaço, o restaurante prioriza ingredientes orgânicos e de pequenos produtores. Pura assinatura de Alex Atala. As comidas que chegam todos os dias são pensadas em sua totalidade. Delas podem sair componentes para chás, águas saborizadas, refrescos, sucos, refrigerantes naturais, bolos, saladas e recheios. A casa abre as portas às 8h com ótimas opções para o café da manhã, tais como tapiocas com o recheio à sua escolha, pães feitos na casa, como o de mandioca orgânica com requeijão caseiro, bolos e sanduíches, como o misto quente com presunto também produzido na cozinha da casa.

Lá na Venda
Foto: @ladavenda

Lá da Venda 

A chef Heloísa Bacellar oferece em seu buffet de café, delícias típicas do interior de São Paulo e Minas Gerais. Como pão da roça, espiguinhas de fubá, pão de minuto, pão de queijo e bolo de milho. Aos finais de semana, receitas típicas do café da manhã de cada região do Brasil ganham a mesa da casa.

Padoca do Maní
Foto: @padocadomani

Padoca do Maní

Da premiada Helena Rizzo, a Padoca do Maní foi imaginada como uma casa de interior com cheirinho de bolo assando no forno. O horário extenso permite que a Padoca acomode todos os apetites: do café da manhã ao chá da tarde. Para as primeiras horas do dia, há desde quitutes triviais até itens como avocado toast, torta de abóbora com cogumelos ou ainda ótimos combinados. Finalize com os bolos imperdíveis de coco molhadinho ou o cremoso de chocolate.

Padaria Artesanal Orgânica
Foto: @padariaorganica

Pão – Padaria Artesanal Orgânica

O interessante do PÃO é que lá os pães são preparados com farinha 100% integral e você encontra em vários sabores, como amêndoa com damasco, nozes com figo seco e avelã com uva passa. O cliente pode optar por comê-lo puro ou grelhado com manteiga, geleia ou requeijão. Você não pode deixar de se deliciar com o bolo de chocolate belga, que é feito com 70% de cacau. Além de saborosíssimo, é mais saudável!

Futuro Refeitório
Foto: @futurorefeitório

Futuro Refeitório 

O luminoso da entrada que mais parece uma garagem traz a frase “deve ser aqui”. O Futuro Refeitório fica em um ambiente descolado em Pinheiros (um estacionamento reformado) e serve pães feitos na casa, café torrado por lá, tudo bem feito e estiloso, digno de boas fotos. 

Coffee Lab
Foto: @coffeelab_br

Coffee Lab

 O Coffee Lab é um lugar diferenciado, pois os grãos de café são moídos e torrados na própria casa, fazendo com que tenha um aroma e gosto todo especial. Lá, um cafezinho não é só um cafezinho. As experiências vão muito além, a começar pelo expresso curto, que tem acidez bem marcante e o cappuccino absurdamente cremoso. Peça para acompanhar o biscoito de polvilho com cream cheese e toque de flor de sal ou bolo de milho.

Mr. Baker
Foto: @mrbakersuperfoods

Mr. Baker

O ambiente aconchegante e descontraído, junto com uma comida maravilhosa faz o Mr. Baker ser considerado um dos melhores cafés da manhã de São Paulo. Peça o Gotozo, um pão feito na casa com farinha orgânica e fermento natural na chapa com uma camada bem espessa de requeijão, explode na boca! Leve para casa o pão de pistache e damasco e o pain au chocolat! Se for aos finais de semana, o lugar é disputadíssimo, mas vale muito a pena esperar um pouco.

Le Pain Quotidien
Foto: @lepainquotidienbr

Le Pain Quotidien

Na agradável loja da rua Harmonia, ou em outras unidades da rede belga pela capital, é possível provar muitas receitas feitas com ingredientes orgânicos. Geleias naturais, cookies de chocolate, pães de grãos, ovos mexidos e outras delícias compõem o café da manhã com pé na Bélgica. Experimente o café expresso, que é muito marcante e servido em uma cumbuca, acompanhado por uma torrada com pasta de avelã ou chocolate. O pudim de croissant também é pedida obrigatória!

Padaria da Esquina
Foto: @padariadaesquina.oficial

Padaria da Esquina

A padaria do chef português Vitor Sobral é especializada em autênticos doces e pães de seu país. Todos eles são feitos com “massa-mãe”, termo usado em Portugal para se referir ao fermento natural misturado com farinha, que vira base para a maioria das receitas. A Francesinha é sucesso na casa, um sanduíche típico com rosbife, presunto, ovo, linguiça, queijo meia cura e molho de carne atomatado. Para finalizar, um pastel de nata.

Flores na Varanda
Foto: www.floresnavaranda.com

Flores da Varanda

O espaço gracioso na Vila Romana propõe que você saia da correria por algum tempo. O menu de café da manhã inclui três tipos de combos, chamados de “Bandejas”: italiana, francesa e brasileira. A última opção, por exemplo, inclui café de coador, tapioca, queijo minas, suco de laranja, mini pães de queijo e pães franceses, bolo de fubá, frutas e outras delícias do Brasil.

Veja também: 10 NOVOS RESTAURANTES PARA CONHECER EM SÃO PAULO

Foto: vistasaopaulo.com

Vista Café

O Vista Café fica no mezanino do MAC e, como se não bastasse estar em um prédio projetado por Oscar Niemeyer, de lá a vista é de 360 graus para o Parque Ibirapuera, um lugar fantástico só pela arquitetura e vista.

Mas o Vista é ainda melhor por unir ambiente calmo, comida delisiosa, fresca, brasileira e orgânica. À partir das 10h até o fechamento, é possível saborar todo o menu de café da manhã, de pão de queijo a ovos fritos com abacate.

A Baianeira
Foto: @abaianeira

A Baianeira 

Manuela Ferraz comanda a cozinha da A Baianeira, pequeno restaurante situado na Barra Funda, que em 2020 ganhou recomendação Michelin.

No café da manhã saia do óbvio pão com manteira e expresso e vá de café coado na mesa, banana da terra grelhada com melado e pão de queijo de alho.  E se ela der  sugestão de algo novo no menu, confie e peça, sempre é uma boa surpresa.

Deli Garage
Foto: @deli_garage

Deli Garage

A panificação francesa é uma arte imersa na manteiga, alguns de seus expoentes mais adorados são o croissant e o brioche.

Pois é o que se encontra na Deli Garage. E não apenas isso, também há baguetes, pão rústicos, filões de centeio, terrines e outras ”francezices”, além de brasilidades, como o pão de queijo. Tudo preparado artesanalmente, em várias e pequenas fornadas ao longo do dia.

Leave a Response

EN PT