Cinco dias no Algarve by Igor Grossmann

Praia do Camilo

Quando decidi visitar a minha namorada em Portugal durante o intercâmbio dela eu tinha apenas uma certeza: não iria passar frio novamente por lá. Eu iria no verão. E assim foi. Passei o mês de junho inteiro com ela em terras lusas e deu para curtir as duas maiores festas do país: o Santo Antônio de Lisboa e o São João do Porto. Mas não é sobre estes destinos que vou falar.

Vou falar da certeza que a Ana Júlia tinha ao me receber: nós iríamos para o Algarve, região mais ao sul de Portugal. E lá fomos nós.

Decidimos ir de ônibus para gastar menos e poder ir dormindo na viagem. Não nos arrependemos nenhum pouco. Primeiro, porque o coletivo tinha um motorista profissional para nos levar. Segundo, porque não precisamos nos preocupar com seguro e tudo o mais que o aluguel de um carro exige. E ainda pelo conforto – ao invés de precisar cuidar as direções no GPS, desfrutamos da vista e do wifi do busão para surfar na internet durante o trajeto sem a necessidade de procurar um lugar para estacionar ao chegar.

Na região do Algarve, ficamos em Lagos. Uma dica importante: se você for durante a alta temporada, nos meses de verão no hemisfério norte, reserve o local onde você vai dormir com a maior antecedência possível para garantir um bom custo/benefício. Nós ficamos no hotel Lagosmar, e pagamos € 200 por quatro noites para o casal, com café da manhã.

Crédito foto: divulgação Hotel Lagosmar

A Ana já havia ido duas vezes pra Lagos e, portanto, eu praticamente tinha uma guia particular. Chegamos no meio da tarde e, antes que escurecesse, fomos caminhando até a Ponta da Piedade.

Arco-íris na Ponta da Piedade

Aqui, sugiro um guia com as (algumas das) melhores praias do Algarve. Em Lagos, os destaques vão para a praia Dona Ana e a praia do Camilo.

Praia do Camilo

Posts relacionados ao Algarve:

Na manhã seguinte, resolvemos conhecer as falésias da cidade de caiaque. A Ana Júlia já tinha feito o passeio de barco com o pai dela anteriormente. Dessa vez, decidimos que valia a pena pagar 10 euros a mais e ir remando. O passeio custa € 25 por pessoa e a recompensa vale a pena, pois de caiaque é possível entrar em algumas das falésias – algo que de barco é fisicamente impossível.Tiramos fotos incríveis e aproveitamos ao máximo.

Falésias

Logo ao chegar na Ponta da Piedade, que é a parte final do percurso, o grupo para em uma enseada por trinta minutos e é possível fazer mergulho com equipamentos de snorkel. O mar é gelado, mas a experiência vale a pena. O grande lance ao escolher ir de caiaque é que, geralmente, na ida o vento está a favor e, na volta, um barco da empresa responsável pelo caiaques “reboca” o pessoal. Melhor, impossível!

Caiaque
Voltando "rebocados"
Voltando “rebocados”

À noite, fomos jantar ao The Green Room – um restaurante mexicano na zona de bares de Lagos – e essa experiência fez toda a diferença para o resto da nossa viagem. No local, o Gabriel, de Santa Catarina, nos atendeu. Além de garçom, o cara surfa e tira altas fotos. Super atencioso, ele listou no mapa algumas praias que valiam a pena serem conhecidas na região. A comida e o atendimento do restaurante valem a visita.

Como falei antes, não alugamos carro para ir até o Algarve. Porém, depois das dicas que recebemos do Gabriel, acordamos no dia seguinte e alugamos uma “viatura” – como o carro é chamado em Portugal. Alugamos pela empresa Luzcar só por um dia e fomos conhecer as praias indicadas. Por essa empresa não é necessário ter carteira de habilitação internacional e pudemos pegar o carro às 9h e devolver às 12h do outro dia. Pessoal muito flexível e atencioso.

Nossa "viatura"
Nossa “viatura”

Visitamos as praias da Luz, do Burgau, da Boca do Rio, Salema, da figueira e Zavial. Nesta última, ficamos um bom tempo explorando e curtindo o pico. O vento tornava a ideia de tomar um banho de mar ainda mais remota, mas a vista me inspirou e eu dei um mergulho nas águas geladas.

Zavial

Depois, conhecemos ainda a praia da Ingrina, antes de seguir para o ponto final da nossa viagem dentro da viagem: Sagres.

Praia da Ingrina
Pôr do sol em Sagres

Na volta, a Ana queria me levar para conhecer a noite de Albufeira. Nos arrumamos e rumamos para lá, que é uma outra cidade do Algarve, a cerca de 60 quilômetros de Lagos. Chegando, o que vi foi uma “Las Vegas portuguesa”: tudo era em inglês, estava cheio de gringos de todos os cantos da Europa, com vários grupos de homens e mulheres fazendo despedida de solteiro.

Em Albufeira, entramos em outra dimensão. Tomamos um par de cervejas e estávamos praticamente sóbrios. Além de quem trabalhava, parecia que éramos os únicos naquela condição. Por onde olhava, o que víamos era gente borracha vestida de unicórnio, desafiando um touro mecânico, andando de carro-choque na madrugada, dançando no meio da rua na frente do carro da polícia. Enfim, fazendo estrepolias mil!

Como estávamos cansados de um dia inteiro viajando no sol e conhecendo praias, resolvemos voltar para Lagos. Como o sono era intenso, botamos no som do carro pra tocar Raimundos  para não dormir. Funcionou e #ficadica!

No nosso último dia inteiro em Lagos, resolvemos fazer algo que nunca tínhamos feito na vida: ir a uma praia de nudismo. Ou melhor, naturista. A descoberta levou alguns dias, perguntamos para algumas pessoas, pois a praia não aparece nos guias. Nos deram a direção: depois da praia do Camilo, em direção à Ponta da Piedade, tem uma casa com uns cães. Ali, entrem à esquerda em direção às falésias e busquem o caminho.

E é realmente isso. Buscamos um dia e não encontramos. Porém, no último dia decidimos procurar melhor pra viver essa experiência. Encontramos. A praia se chama Pinheiros e é pequena. Tem uma trilha em descida que é de média dificuldade. No caminho, uma questão surgiu: como se chega na praia, pelado ou com roupa?

Crédito foto: https://lagos.algarvetouristguide.com/beaches/praia-dos-pinheiros

Decidi tirar a roupa no caminho mesmo. A Ana tirou o biquíni e ficou apenas com a saída de banho. Ao chegar, tinha um casal na faixa dos 50 anos e dois caras, cada um na sua, mais ou menos da mesma idade. Procuramos não olhar pra ninguém e achar um canto pra nós. Lá pelas tantas, chegou um cara e depois, mais outro. E finalmente descobrimos: se chega vestido normal e, depois de arrumar o lugar onde vai ficar, você fica à vontade.

O melhor dessa praia é que havíamos visto ela durante o passeio de caiaque. E agora nós éramos objeto de curiosidade dos passantes: famílias em barcos e grupos nos caiaques. Depois, de um tempo, você se acostuma com a nudez e até se questiona por que usar biquíni/bermuda na praia.

Enfim, esse é um resumo pessoal de quase cinco dias em Lagos. Um lugar incrível em uma região incrível em um país que pode ser descrito como o “Brasil na Europa”. Valeu cada momento no Algarve, que tem muitos locais para serem visitados. Se você for, com certeza vai se apaixonar e, assim como eu e a Ana, querer voltar.

Amo-te, Portugal

IGORBy Igor Grossmann

Jornalista, viajante e curioso. Mochileiro das galáxias. Sempre à espera do embarque para o próximo destino.