Travel Crush: Montenegro

Conheça um dos menores países da Europa, rico em história e natureza

Uma das menores nações da Europa, Montenegro, que significa “Montanha Negra”, faz fronteira com a Croácia, a Bósnia, a Sérvia, a província separatista da Sérvia no Kosovo e na Albânia. Cerca da metade da região é coberta por uma densa floresta e o visual é feito de montanhas imponentes, mar extenso, aldeias idílicas e muito mais! Natureza notável, charmosas cidades antigas e alguns dos melhores pratos do Mediterrâneo são alguns dos motivos para visitar o país. Por esse e outros motivos, Montenegro é nosso Travel Crush da semana!

Não, não… Montenegro não está na América Latina… embora o nome tenha origem latina. E não, não é perto da Rússia, embora os montenegrinos tenham um forte sotaque eslavo. Montenegro é um dos países mais novos do mundo, mas cheio de história. Quase do tamanho da Irlanda do Norte e com uma população de pouco mais de 600.000 habitantes, o Montenegro tem uma história tumultuada – embora só tenha se tornado um país soberano em 2006.

Photo by Oleg Gratilo on Unsplash

Dados de Montenegro

Localização

Montenegro é o filho menor da Iugoslávia, independente desde 2006. Fica a cerca de uma hora de avião de Roma e a menos de duas de Paris ou Istambul. É um pequeno país no sudeste da Europa, próximo à Croácia e em frente à Itália. Está localizado no Mar Adriático e tem uma energia mediterrânea.

Capital

Podgorica é a capital administrativa e econômica do país. E Cetinje a royal capital,  o centro histórico e cultural.

Idioma

O montenegrino é a língua oficial do Montenegro. Sérvio, Bósnio, Albanês, etc., são outras línguas faladas no país.

Religião

O cristianismo ortodoxo é a maior religião do Montenegro, seguida pelo catolicismo romano. Há uma grande comunidade de muçulmanos sunitas também.

Veja também
Israel: o que saber antes de viajar para o país.
Travel Crush: Provence

Povo & Cultura

Os montenegrinos representam 45% da população do país. Sérvios (28,7% da população) constituem o próximo maior grupo étnico. Bósnios, albaneses, muçulmanos, romanos, croatas e outros também vivem no país.

Por contar com essa energia do mediterrâneo, seu povo é barulhento e gesticula vigorosamente quando mostra afeto.

O povo do país é conhecido pelos seus povos vizinhos como “preguiçoso”. Os montenegrinos têm uma atitude muito tranquila em relação à vida, escolhendo relaxar primeiro e lidar com o que precisa ser feito posteriormente. Pense na famosa mañana espanhola, apenas com um toque especial nos Balcãs.

Os montenegrinos possuem um profundo amor e respeito pela família. A ascendência e a linhagem são extremamente importantes nesta parte do mundo e nenhuma palavra é tão importante quanto a do membro vivo mais velho da ninhada.

Gastronomia

A culinária do Montenegro reflete influências de uma variedade de cozinhas, incluindo cozinha italiana, turca, levantina, húngara e croata.

A gastronomia na região é famosa pelos frutos do mar. Pratos populares contam com polvo banhado em limão,  doces com mel e um copo de rakija. A culinária montenegrina é influenciada por sucessivas ondas de ocupação estrangeira. Pode-se esperar muitos frutos do mar frescos, saladas, azeitonas locais, massas e o especial risoto de tinta de lula. Até agora, tão mediterrâneo – mas também há ensopados de carne no estilo húngaro, queijos locais, torta de maçã, burek no estilo sérvio e doces no estilo turco como a baklava.

Photo by Geng Sittipong Sirimaskasem on Unsplash

História do país

Governado por ilírios e romanos, disputando tribos eslavas, hunos e godos, combatendo venezianos e otomanos, e mais recentemente envolvido no colapso da Iugoslávia,  Montenegro usa suas feridas de guerra como medalhas, em vez de cicatrizes.

O pequeno país reúne ricos remanescentes de seus ocupantes e invasores do passado. Passeando pela costa você  enxerga essa mistura de civilizações como itens da pré-histórica, mosaicos romanos e uma cidade naval veneziana, uma igreja ortodoxa sérvia e uma sonolenta capela católica romana.

Curiosidades sobre o país

O maior canyon da Europa está no país. Em termos de volume, o Tara River Canyon, que atravessa o Montenegro e a Bósnia e Herzegovina, é o maior da Europa. A seção mais dramática é um triângulo invertido profundo entre as montanhas, inacessível para as pessoas. Nas partes mais baixas do canyon estão inúmeras árvores, cachoeiras e cavernas.

O seu povo é muito alto! Segundo o site www.averageheight.com, apenas os holandeses são mais altos, em termos globais, do que os montenegrinos. Um homem típico está em 1.832m.

Para todo um patrimônio acumulado em uma área relativamente pequena, é difícil vencer  Montenegro. O país possui quatro locais do patrimônio mundial em seus 13.812 km², ou um local por 3.363 km². Apenas Malta, Líbano, Israel, Bélgica, Chipre e Suíça podem fazer melhor. O Parque Nacional Durmitor é um deles; outra é a espetacular Baía de Kotor.

Além disso, Montenegro é o lar do maior mausoléu do mundo. Subindo da magnífica Baía de Boka e sentado no topo da montanha Lovćen, a 1657 metros acima do nível do mar, são 461 degraus para chegar ao local onde dorme um dos maiores governantes e poetas montenegrinos, Petar II Petrović Njegoš.

Photo by Damien Checoury on Unsplash

A cidade de Mitrovica abriga o que se pensa ser a oliveira mais antiga do mundo, com mais de 2.000 anos!

Montenegro tem uma rica herança literária que remonta a séculos. O primeiro livro montenegrino foi publicado cerca de cinco séculos atrás. A primeira impressora estatal da região foi criada no século XV. A área costeira do país foi fortemente influenciada pela Itália renascentista. Muitos escritores renomados da época do Renascimento, como Ludovico Pasquali e Giovanni Polizzi, eram do Montenegro. A poesia épica folclórica oral do país também é altamente elogiada.

O que você não pode deixar de fazer por lá

Photo by Ender Vatan on Unsplash

Visite uma praia!

Montenegro conta com inúmeras praias – são 117 no total. A costa sinuosa da região, apoiada por dramáticas montanhas de pedra calcária, cede às serenas águas azuis do Adriático. A antiga cidade de Budva, fundada pelos gregos no século IV aC, e depois fortificada durante a Idade Média,  forma o coração da Riviera de Budva, que percorre 36 quilômetros de Trsteno a Buljarica, e é pontilhada por uma série de enseadas, areia e praia protegidas.

Photo by Daniel Hering on Unsplash

Explore um parque nacional

Durmitor National Park, conta com  picos gigantes, lagos glaciais verde-jade, pinheiros negros antigos, florestas cobertas de musgo e canyons com rios (incluindo o mencionado Tara River Canyon).

Photo by Guy Yumpolski on Unsplash

Hospede-se em uma “cidade fantasma” exclusiva

A espetacular ilha fortificada de Sveti Stefan, a alguns quilômetros ao sul de Budva, já foi o lar de cerca de 400 pessoas. Mas a emigração teve seu preço durante a primeira metade do século XX e a população diminuiu para cerca de 20 em 1954. Assim, as autoridades comunistas a transformaram em um hotel de luxo. Na década de 1970, era um playground para ricos e famosos, como Orson Welles, Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Marilyn Monroe e Princess Margaret. As Guerras Iugoslavas o tiraram do mapa de viagens, mas em 2007 o hotel foi arrebatado pela luxuosa cadeia Aman Resorts oferecendo uma experiência exclusiva por lá.

Photo by Faruk Kaymak on Unsplash

Conheça Bay of Kotor

Com seu cenário montanhoso, belas águas azuis e assentamentos da era medieval e veneziana, esta baía em forma de borboleta é a jóia da coroa do Montenegro. A cidade murada de Kotor é linda, com ruas e praças de paralelepípedos, igrejas e um museu encantador. Mais ao redor da baía, a cidade barroca de Perast é o local de uma famosa vitória contra os otomanos. O destaque está nas duas igrejas pitorescas em uma ilha logo em frente. Os passeios de barco partem regularmente de Perast para a ilha.

Photo by Alexandre Micheloud on Unsplash

A partir de Perast (uma cidade histórica na baía com fortes influências venezianas) é possível fazer uma peregrinação muito especial de barco até a ilha conhecida como Our Lady of the Rocks,  um lugar para inspirar uma reflexão principesca e uma sensação de bem-estar.

Suba até San Giovanni Fortress

Mil trezentos e cinquenta e cinco degraus. Isso é tudo o que o separa da melhor vista em Kotor. A Fortaleza de San Giovanni, datada do século IX, é um símbolo importante e uma  caminhada até seu topo é imprescindível. As vistas do topo contemplam a cidade velha de Baía de Kotor, Mt Vrmac e Kotor. Simplesmente de tirar o fôlego!

Photo by Boudewijn “Bo” Boer on Unsplash

Maravilhe-se com o Lake Skadar

Ao sul de Podgorica, fica o lago Skadar, uma extensão de água nas montanhas que se estende até a Albânia. Lá é possível ver uma paisagem selvagem, com a natureza intocada pelas quais Montenegro também é valorizada. Você pode explorar o lago a pé, de bicicleta e de caiaque e ainda tomar banho nas águas cristalinas. E para finalizar o dia, relaxe com uma taça do excelente vinho tinto vranac produzido na região.

Photo by Shant Dem on Unsplash

Aventure-se em num hike

Montenegro não é apenas descanso em praias ensolaradas. A região oferece algumas das melhores trilhas para caminhadas em toda a Europa. Prokletije, Komovi e Rumija são alguns dos melhores. Além claro, do lido Durmitor National Park.

Foto: Visit Montenegro/ Reprodução

Passeie por Herceg Novi

A cidade fortificada atua como porta de entrada para a Baía da UNESCO de Kotor.  A região com igrejas encantadoras e fortalezas centenárias recebe vibe cheia de vida em função dos seus cafés, restaurantes e bares movimentados. Para quem curte nada, vão adorar as águas cristalinas da baía de calhau. Os olivais perfuram a praia de meteranjic, com 300 metros de comprimento, enquanto Uvala Veslo é para aventureiros que procuram saltos de penhascos e fortes correntes de natação.

Foto: Saw this, did that/ Reprodução

Visite a capital Cetinje

A capital honorária do Montenegro é encantadora em sua autenticidade. É uma curta viagem de carro da costa de Budva até a antiga capital real do século XV e berço da cultura montenegrina. Transbordando muita herança, Cetinje é historicamente gloriosa sem o flash. Um passeio a pé é a melhor maneira de explorar pontos turísticos neste centro compacto. O mosteiro abriga relíquias de São Pedro de Cetinje, um bispo creditado por defender o país contra inimigos. Os museus também merecem uma visita, como o Museu Nacional, o Palácio Azul e o atual lar do presidente, a igreja de pedra Vlach, o teatro real e as embaixadas estrangeiras.

Dê uma passada no Ostrog Monastery

Situado em uma falésia, o Mosteiro de Ostrog é um dos locais religiosos mais importantes dos Balcãs. Mais de 100.000 visitantes de todas as religiões visitam o mosteiro do século XVII a cada ano, e não é incomum ver peregrinos subindo ao mosteiro superior descalços ou de joelhos.

blue-cave-montenegro

Conheça a Blue Cave

Na costa selvagem da Península Lustica e acessível apenas de barco, a Caverna Azul recebeu este nome em função da luz azul iridescente de dentro da caverna. Faça um passeio de barco até a caverna de Herceg Novi ou Kotor e explore as profundezas da caverna.

Photo by Ender Vatan on Unsplash

Passeio por Budva

Banhada pelo Mar Adriático, Budva é a Riviera montenegrina. Também ganhou o apelido de “Miami de Montenegro”, graças ao badalado trecho de costa perto da marina, repleto de hotéis, bares e clubes noturnos. Ao lado fica a Stari Grad, uma cidadela amuralhada com construções históricas de pedra e um labirinto de ruas estreitas que conferem um agradável passeio.

 

 

Leave a Response

EN PT