THE COOLEST OF PANAMA CITY

Um roteiro para descobrir os lugares mais legais da cidade

Tanto tem se falado no Panamá e motivo é o que não falta: é hoje uma das economias mais estáveis da América, baseada em serviços financeiros, turismo e, claro, logística (viva o Canal do Panamá!). Fizemos um apanhado com the coolest of Panama City, para te inspirar a conhecer esse lugar que virou must go dos destinos.

Localizado entre o Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, a capital está nas margens do Pacífico, mas é muito fácil ”cruzar” o país – cerca de 1 ou 2 horas de viagem para chegar ao lado caribenho. Muita gente nem imagina que Panama City é moderna, cheia de prédios altíssimos (muitos têm mais de 60 andares), avenidas largas e shoppings enormes. Curioso contraste com a parte antiga, bagunçada, caótica e mais pobre.

Foto: Ignacio Hernandez Unsplash

Há quem diga que conhecemos a cidade por seu centro histórico, Casco Viejo é o bairro clássico de Panama City. Um misto de imóveis históricos, igrejas e modernos restaurantes, caminhe sem rumo nessa zona que é considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO. Aqui é o lugar para garantir seu chapéu Panamá! Uma ótima dica de lugar para comer é a Casa Casco, são cinco andares de restaurantes. No térreo, fica o Mano de Tigre, culinária moderna panamenha em um ambiente descolado. No segundo andar fica o conhecido Nación Sushi, deliciosa comida asiática (chinesa, vietnamita, thai e japonesa). Para finalizar com um drink, aproveite o bar no rooftop.

Foto: @casacasco

Se você quiser ser hospedar em Casco Viejo, uma opção charmosa e descolada é o Hotel Tantalo, conta com um restaurante bem aconchegante no térreo e um dos bares mais agitos da cidade no rooftop. Uma opção mais luxuosa em Casco, é o Hotel Boutique La Concordia, conta com uma vista linda, e o restaurante do hotel é excelente.

Foto: @tantalohotel

Uma opção divertida de passeio é para a Calzada de Amador, esse caminho leva a 3 pequenas ilhas (liga a parte continental da Cidade do Panamá com quatro ilhas do Oceano Pacífico), bem próximas à cidade. Este caminho foi construído com as rochas que foram escavadas na construção do Canal do Panamá. Nestas ilhas, você pode passear de bicicleta, carrinho de golf e comer muito bem (tem ótimos restaurantes com vista para o mar, para a cidade e para a marina), o melhor marisco da cidade você encontra no Bucaneiros. Na ponta de uma das ilhas, encontramos o DUTY FREE SHOP, não esqueça de levar o passaporte para poder entrar e comprar.

Também na Calzada, há o Biomuseo, um museu que conta como o surgimento do Panamá impactou a biodiversidade do planeta, além de outras galerias temporárias. É o único na América Latina projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, o prédio é incrível!

Bem turístico, mas imperdível, é o famoso Canal do Panamá, inaugurado em 1914, com aproximadamente 70km de extensão, existe para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Antes, os navios que precisavam transitar entre os dois oceanos precisavam contornar a América do Sul (quase 15 mil km). Na visita ao Canal, além de assistir ao vivo a passagem dos navios, assista também ao filme 3D e vá ao Museu del Canal Interoceánico de Panamá, ambos são muito bem feitos e super informativos.

Foto: @biomuseo

Em Punta Pacífica, lado moderno da cidade, não deixe de caminhar por Cinta Costera, quase cinco quilômetros à beira mar, aos domingos de manhã é possível alugar bikes gratuitamente por 2 horas, bem em frente ao Hotel Hilton, que é uma ótima opção de hospedagem em Punta. Ao longo da Avenida Balboa ficam os restaurante mais sofisticados de Panamá City, como o Maito, único restaurante panamenho na lista dos 50 melhores da América Latina.  Apresenta uma culinária panamenha reinventada, o restaurante conta com sua própria horta e só utiliza os ingredientes mais frescos, sazonais. Peça tres leches de sobremesa, que é bem típico.

Foto: @maitopanama

Para um passeio paradisíaco, nossa dica é ir até Islas Secas, um arquipélogo de 14 ilhas no Golfo de Chiriqui. Apenas 1h de voô do Aeroporto Panama City Marcos A Gelabert até o aeroporto de Islas, Davi. É um refúgio panamenho com alguns resorts espalhados pelas ilhas, incluídos a natureza, com todo luxo e conforto. Conheça o Islas Secas, resort que leva o nome de uma das ilhas, é movido completamente por energia natural, mas não pense que isso será um problema. Com apenas sete casas, equipadíssimas e distantes uma das outras para total privacidade. Outro resort que leva o nome de ilha, é o Isla Palenque, também exclusivo e imerso a natureza. Ambas opções são experiências incríveis!

Você pode gostar: SÉRIES E FILMES PARA QUEM AMA GASTRONOMIA

Foto: @ilas_secas

Outro destino imperdível é Bocas del Toro, há 45 minutos avião da Cidade do Panamá, Bocas del Toro é um arquipélago de nove ilhas principais e mais de 200 ilhotas desabitadas. Entre elas, as mais conhecidas e turísticas são: Isla Colón (principal ilha, onde está a capital da Província, Bocas Town, e o aeroporto), Isla CareneroIsla Bastimentos e Cayos Zapatilla. O acesso às ilhas é feito por meio de barco-taxi. O lugar é popular devido às suas praias de águas claras e calmas, típicas do Caribe, e ao mesmo tempo, por suas ondas, que são famosas entre os surfistas. Em Isla Colón, para provar a gastronomia local, frutos do mar frescos, vá ao Octo Bocas. Para se hospedar, bangalôs sobre a água em Punta Caracol Acqua Lodge, não espere tanto luxo, porém, a paisagem compensa.

Foto: www.puntacaracol.com.pa

Leave a Response

EN PT